U2 e sua
Reprodução/YouTube

U2 é conhecido por, além de suas músicas sensacionais, sempre buscar inovações dentro da tecnologia e de sua integração com a arte.

Uma das mais legais, no entanto, é frequentemente esquecida: em 2001, a banda fez uma transmissão ao vivo — uma live — bem antes do formato se popularizar devido à pandemia, que na época não estava nem em nossos piores pesadelos.

Usando seu site oficial, a banda transmitiu em webcast a sua apresentação realizada no dia 10 de Outubro daquele ano na faculdade de Notre Dame, na cidade de South Bend (Indiana, EUA) e até hoje o setlist dessa performance é tido como um dos melhores da história dos caras.

Com “apenas” 11 mil pessoas na plateia presencial — o menor público dos irlandeses nos EUA desde 1987 —, a ideia era justamente transmitir essa atmosfera de certa forma intimista para as milhões de pessoas que acompanhariam o show online por meio de uma transmissão experimental que, claro, teve problemas.

Ainda assim, as questões foram resolvidas e o show ficou disponível por algum tempo depois da transmissão ao vivo, que representou um passo verdadeiramente gigante para a indústria da música (e, ainda que não possamos afirmar com certeza, deve ter ajudado de alguma forma na hora de implementar o formato neste momento).

Essa performance não está mais disponível oficialmente, mas alguns vídeos no YouTube mostram trechos de algumas das canções mais icônicas apresentadas por lá, como “Beautiful Day”, “Where the Streets Have No Name” e “Sunday Bloody Sunday”. Ainda bem que a qualidade da imagem melhorou um pouquinho de lá pra cá, hein?

Confira a seguir, com o setlist em sequência só para mostrar a sorte que tiveram as pessoas que acompanharam essa baita apresentação, a primeira deles por lá depois do atentado de 11 de Setembro.

LEIA TAMBÉM: Em 2014, U2 colocava novo disco em todos os iPhones do mundo e causava furor

U2 em live de 2001

  1. Beautiful Day
  2. Until the End of the World (com trecho de “Two Tribes”)
  3. New Year’s Day
  4. Stuck in a Moment You Can’t Get Out Of (com trecho de “When Will I See You Again”)
  5. What’s Going On (cover de Marvin Gaye)
  6. New York
  7. Pride (In the Name of Love)
  8. Sunday Bloody Sunday
  9. Kite
    Acústico:
  10. Angel of Harlem (elétrica e com banda completa)
  11. Staring at the Sun
  12. Bad (com trecho de “Molly Malone”)
  13. Where the Streets Have No Name (com trecho de “Psalm 116”)
  14. I Still Haven’t Found What I’m Looking For (com banda completa)
  15. With or Without You (com trecho de “Shine Like Stars”)
    Bis:
  16. Elevation (com trecho de “Creep”)
  17. Mysterious Ways (com trecho de “Sexual Healing”)
  18. One (com trechos de “Hear Us Coming” e “Peace on Earth”)
  19. Walk On

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!