No Doubt
Reprodução/Instagram

Há 25 anos, o No Doubt lançava o disco Tragic Kingdom, que viria a ser um dos maiores clássicos dos Anos 90 e um dos trabalhos mais pioneiros da sua época.

Desde então, o grupo conquistou uma legião de fãs fiéis que também acompanha a carreira solo da vocalista Gwen Stefani, talvez inclusive mais bem-sucedida do que a própria banda com hits no Pop.

O dia tinha tudo para ser uma celebração para os fãs da banda e de alguns dos hits do álbum de 1995, como “Just a Girl”, “Spiderwebs” e “Don’t Speak”, mas o guitarrista Tom Dumont se emocionou tanto em sua publicação no Instagram falando sobre Tragic Kingdom que deixou escapar que a banda provavelmente chegou a um fim definitivo.

Desde 2015, foi declarado que o No Doubt está “em hiato”, e o último show do grupo até o momento foi no KAABOO Festival daquele ano, que aconteceu em Del Mar, na Califórnia, em 18 de Setembro.

Aqui no Brasil, infelizmente, a passagem mais recente foi em 1997, quando fizeram seus três únicos shows em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Torcemos para que não tenha sido a última, mas a postagem de Tom, disponível traduzida na íntegra abaixo, indica que é o caso.

Tom Dumont e possibilidade de reunião do No Doubt

Eu mal posso acreditar que já passaram 25 anos, de algumas formas parece que foi ontem, de algumas formas parece um sonho distante.

Eu comecei a tocar guitarra com o No Doubt em 1988. Em 92 nós lançamos nosso primeiro álbum, e aí em 93 nós começamos a escrever músicas para o sucessor. Estávamos todos indo à faculdade & alguns de nós trabalhavam, e depois de quase 3 anos trabalhando nele, ‘Tragic Kingdom’ finalmente saiu em 10 de Outubro de 1995.

O que eu mais me lembro é que além dos desafios, foi um período muito criativo e mágico. Gwen, Adrian, Tony e eu tínhamos uma verdadeira química como colegas de banda e colaboradores, e nós descobrimos as nossas vozes conforme escrevemos & gravamos essas músicas juntos. Eu aprecio as amizades e camaradagens que dividimos nesses anos. Éramos apaixonados por nossa música, e o fato que o ‘Tragic Kingdom’ tocou tantas pessoas ao redor do mundo é além do que sequer poderíamos imaginar.

Destacamos a seguir o trecho em que Tom fala sobre a possibilidade de uma nova turnê:

Às vezes coisas ótimas ficam em pedaços, o que é uma pena. Ainda assim aqui estamos nós, 25 anos depois. É o que é, & eu continuo tentando encontrar paz nisso. Eu tenho uma gratidão especial para todos aqueles que nos ajudaram durante o caminho, e acima de tudo a vocês que curtiram o ‘Tragic Kingdom’ e vieram aos shows através dos anos. Eu adoraria fazer mais uma turnê do No Doubt, mas parece que isso não vai acontecer. É agridoce. De toda forma, que ótimas memórias, obrigado a todos.

Tributos aos 25 anos de Tragic Kingdom

Abaixo, você pode ver a publicação de Tom e a de todos os outros membros do No Doubt sobre o aniversário de Tragic Kingdom.

Tom Dumont

“Honolulu, Havaí, Outubro de 1995.

Esquerda à direita: Adrian, Gabrial, Gwen, eu, Stephen, Donnie.”

https://www.instagram.com/p/CGKlq8Tpzns/

Gwen Stefani

“obrigada por 25 anos #tragickingdom @nodoubt gx @kroq #justagirl”

https://www.instagram.com/p/CGK8ZbfntG1/

Tony Kanal

“Nós já éramos uma banda há 9 anos antes do ‘Tragic Kingdom’ sair. Nós não fazíamos ideia do que iria acontecer quando estávamos escrevendo essas músicas. Por baixo de toda a diversão e dos tempos desafiadores, nós éramos apenas um grupo de amigos em uma missão para nos expressar musicalmente. Às vezes parecia que éramos nós contra o mundo mas o nosso amor pela nossa banda nos fez passar por tudo.

Toda parte desse álbum foi real pra caralho. As composições, as gravações, as turnês, os shows, fazer imprensa. Tudo cheio de alegria, crueza, descobertas, empolgação, dor no coração, exaustão, gratificação e beleza. Nenhuma quantidade de tempo que se passar vai diminuir as coisas que conquistamos e vivemos juntos.

A todos que abraçaram o ‘Tragic Kingdom’ e o fizeram parte de suas vidas, vocês têm a minha apreciação e gratidão infinita. Vocês são incríveis. Vocês nos deram o combustível para continuar criando, continuar tocando, escrever mais músicas e lançar mais álbuns. Feliz 25º ‘Tragic Kingdom’ para todos nós ❤️”

https://www.instagram.com/p/CGLLTccFAwe/

Adrian Young

“25 anos atrás hoje, nós lançamos o ‘Tragic Kingdom’. 🥳 Nós não fazíamos ideia que nossas vidas estavam prestes a mudar dramaticamente como resultado disso. Obrigado a vocês que compartilharam essa aventura louca e espetacular conosco! Saber que esse disco tocou tantas das suas vidas faz com que o reconhecimento desse dia seja muito mais especial! 🎉 pfvr sintam-se livres para compartilhar uma memória, canção favorita, ou história.”

https://www.instagram.com/p/CGLEDUnH5HB/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!