André Prando - Gatinho na Internet

O músico capixaba André Prando divulgou recentemente o videoclipe para a música “Gatinho na Internet”, presente no EP Calmas Canções do Apocalipse, produzido e lançado em Maio de 2020. Com um teor irônico, a música é um desabafo sobre nosso tempo.

Inspirado na sequência desanimadora de catástrofes ambientais, episódios políticos e comportamentais polarizadores que temos vivido nos últimos anos, “Gatinho na Internet” traz a crítica social com doses de humor e gatilhos que conectam o ouvinte com a linguagem utilizada, fazendo alusão ao universo virtual e memético.

A faixa foi composta em parceria com a banda carioca Biltre. Em conversa com o TMDQA!, Prando conta que já era fã do grupo e a ideia de trabalharem juntos em uma composição foi natural após começarem a trocar mensagens.

Eu tinha o refrão pronto e o clima da composição em mente. A ideia era ser uma música tragicômica e como eu me amarro no humor da Biltre, pensei que era a oportunidade perfeita pra nossa parceria. Eles adoraram o convite! Fizemos um grupo de WhatsApp e ali fomos compondo através de mensagens, áudios, trocas de referências, etc. Foi uma experiência leve e bem conectada!

O EP Calmas Canções do Apocalipse foi todo pensado e produzido durante o período de isolamento social. As gravações foram realizadas de modo caseiro, a distância e com envios de arquivos entre os colaboradores. As limitações impostas pela quarentena foram a oportunidade para o músico dar vida a um antigo desejo de lançar um trabalho mais intimista e acústico.

(…) Eu sempre valorizei o formato voz e violão, foi como eu comecei meu trabalho, antes de lançar meu primeiro EP, e é a forma cantautora que eu componho também. Então sempre quis lançar algo mais acústico. Continuo querendo lançar mais coisas assim, inclusive. O isolamento social foi um gatilho pra que eu botasse a mão na massa nesse sentido e, abraçando as condições, acabei fazendo a produção e gravando tudo em casa (que não foi em homestudio, foi em casa mesmo). A situação pede que todo mundo se reinvente, né? (…)

Mas as novidade e reinvenções não poderiam parar por aí. Aproveitando o poder de identificação de “Gatinho na Internet” com os ouvintes, surgiu a ideia de um videoclipe com participação de um elenco pra lá de especial: fãs de todo o país, artistas, músicos e amigos. Ao todo, foram enviados mais de 1000 vídeos para compor o filme, que tem direção assinada por Mirabólica & Vianna. Segundo Prando, o objetivo era “sublinhar a sensação de conexão e estimular a interação do público com linguagens artísticas e criativas” e o resultado foi como um abraço nesses tempos difíceis.

Nesse momento de isolamento social, a arte tem mostrado papel fundamental na sociedade e tornar o público parte da obra, de forma remota, simboliza o abraço seguro que nos cabe agora. Fiz uma campanha nas redes sociais pras pessoas enviarem vídeos cantando, tocando, dançando, usando todo tipo de filtros temático de gatinho, além de muitos vídeos de pets. A coordenada foi que enviassem vídeos bem humorados, seguindo a onda do refrão da música. O povo curtiu muito a ideia!

Assista abaixo ao clipe de “Gatinho na Internet”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!