Fotos do suposto novo clipe do AC/DC

AC/DC não está economizando no mistério em torno de seu novo trabalho, aparentemente intitulado PWR/UP.

Até o momento, não houve confirmação oficial da banda nem mesmo de que se trata de um novo disco — tudo que temos é uma certeza de que a formação clássica com Brian Johnson na voz, Angus Young nas guitarras, Stevie Young nas guitarras (substituindo o saudoso Malcolm Young), Cliff Williams no baixo e Phil Rudd na bateria está de volta e alguns teasers da primeira inédita desde Rock or Bust (2014).

Falando ao podcast AC/DCFans.net (via Blabbermouth) o engenheiro de som de longa data da banda Mike Fraser revelou alguns novos detalhes, mas ele mesmo contou que foi surpreendido pelos músicos com todo o processo:

Eu lembro que recebi uma ligação para esse disco, mas sem detalhes. Eu não tinha ideia, entrando no primeiro dia do estúdio, do que iria acontecer — quem o pessoal da banda seria. Até onde eu sabia, o Brian tinha se aposentado, o Cliff tinha se aposentado, e com o Phil e alguns dos problemas que ele teve no seu país de origem [Nova Zelândia], quem poderia dizer se ele até poderia sair de lá. Então entrando no estúdio aqui em Vancouver no primeiro dia, eu não tinha ideia do que iria acontecer. Quando eu cheguei lá, ninguém da banda tinha chegado ainda, mas vários dos técnicos estavam lá movendo as coisas pro estúdio e arrumando. E um dos caras disse, ‘Ei, você sabe o que tá rolando?’ E eu disse, ‘Eu não tenho ideia. Eu só sei que estamos aqui e estamos arrumando as coisas.’ E ele fala, ele diz, ‘Bom, a banda toda está aqui: Brian, Cliff, Phil e Stevie, e eles estão aqui e estamos prontos para detonar um novo disco.’ Então, cara, foi uma surpresa tão chocante, incrível. Foi ótimo.

Fraser ainda aproveitou para contar um pouco mais sobre como foi o processo de composição e gravação do trabalho, afirmando que foi tudo “bem parecido” com o que ocorreu em Rock or Bust:

Eu acho que o Angus meio que veio pra cá com um monte de ideias e riffs e não tinha muitas músicas completas. Mas foi a mesma coisa no ‘Rock or Bust’. Porque ele o Malcolm tinham escrito várias músicas antes do Mal ficar doente e falecer. Então ele tem um verdadeiro baú do tesouro de ideias e riffs e tudo mais. Então ele provavelmente gastou uns anos antes de chegar ao estúdio aqui juntando as ideias e tudo mais, e aí quando ele chegou ao estúdio aqui, ele só sentou com uma mala cheia de pequenas coisinhas demo que ele tinha feito. E ele e o Brendan O’Brien, que produziu o disco, ficavam passeando pelas ideias e dizendo, ‘Ei, isso é ótimo. Essa é uma música realmente boa. Vamos colocar esse riff aqui.’ É basicamente todos esses grandes riffs e ideias que o Ang teve. Ele teve — eu não lembro exatamente — talvez umas três ou quatro músicas meio que completas que eles talvez ajustaram, adicionaram um refrão ali ou coisa assim. Mas sim, foi basicamente um amontoado de todos esses riffs e coisas que o Angus e o Mal fizeram durante os anos. Então eles tiveram que meio que juntar as peças das músicas antes de gravá-las. Eles provavelmente gastavam um dia ou algo assim fazendo isso, e nós viríamos, mandávamos ver na canção. E a forma como esses caras trabalham, é basicamente ao vivo no estúdio. O que você ouve é o que eles fizeram, o que você obtém. Eles se incendiam bem rapidamente. Eles todos trabalham muito bem juntos, porque eles trabalham juntos há tanto tempo; eles são um só. Eles tentam colocar o máximo de energia na canção que puderem ao vivo no estúdio, porque é isso que eles são — eles são tão bons ao vivo. Então, é, foi basicamente igual ao ‘Rock or Bust’.

Mike ainda afirmou que todo o suspense em torno do disco também está relacionado à COVID, já que a banda queria lançar o trabalho tendo uma turnê montada para promovê-lo.

Ao mesmo tempo, o engenheiro afirma que os caras tiveram que fazer um “malabarismo” para lidar com o risco de um trabalho dessa dimensão estar pronto e parado e acabar sendo vazado para o público, o que levou à decisão de iniciar a fase de lançamentos por agora. Vamos aguardar o que vem por aí e, enquanto isso, ouça esse papo na íntegra a seguir!

Engenheiro de som fala sobre novo disco do AC/DC

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!