Zuza Homem de Mello
Foto por José Bassit

Zuza Homem de Mello, maior musicólogo do Brasil e figura importantíssima para a popularização de gêneros brasileiros no exterior e do exterior por aqui, faleceu aos 87 anos de idade.

Segundo o Estadão, Zuza nos deixou enquanto dormia vítima de um infarto agudo do miocárdio. Suas contribuições, no entanto, estão enraizadas na cultura brasileira por meio do reconhecimento de lendas como Caetano VelosoTom ZéElis Regina e tantos outros que o agradecem por seu trabalho inestimável.

Mais do que isso, o legado ainda deve se expandir pois, de acordo com a publicação, ele terminou há poucos dias um novo livro biográfico sobre João Gilberto, outro grande ícone da música brasileira que nos deixou não muito tempo atrás.

Zuza Homem de Mello

Formado nos Anos 50 na Juilliard School, em Nova York, a sorte que teve de acompanhar verdadeiros gigantes do Jazz como Duke EllingtonJohn ColtraneThelonious Monk e tantos outros pessoalmente lhe possibilitou “importar” o gênero ao Brasil para que servisse como influência tão grande para tantos.

Além de tudo, Homem de Mello também tem histórias como contrabaixista e técnico de som, vivência que foi incorporada em seus estudos e escritos, que imortalizam a história da música brasileira e também a sua própria.

Ele já recebeu homenagens póstumas de músicos como Gilberto Gil João Bosco, que escreveram mensagens em solidariedade à família e em agradecimento ao trabalho de Zuza. Você pode conferi-las abaixo.

Que descanse em paz e obrigado por suas contribuições!

https://www.instagram.com/p/CF7MdcfJw9w/?utm_source=ig_embed

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!