Alambradas
Crédito: divulgação

A cantora e compositora Nicole Patrício, através de seu projeto solo Alambradas, lançou o EP Please Get Out of My Casa So I Can Be Doida.

Produzido por ela mesma em parceria com o músico Siso, o compacto apresenta três faixas e uma delas, “Palco do Meu Quarto”, já ganhou clipe. O vídeo, colaborativo, foi gravado em casa por Nicole e também por fãs e amigos da artista.

“Nos últimos anos, descobri que, ao mesmo tempo em que gostaria de ter mais pessoas comigo, compondo, tocando ou o que seja, tinha medo que elas soubessem mais de mim, para além do que aparece nas minhas músicas. Isso fez com que muita gente se afastasse de mim. Hoje eu entendo que era assim que eu sabia lidar com essas situações naquele momento. Reconheço de onde vem, em grande parte, esse ‘fazer tudo sozinha’. Mas, na quarentena, de algum modo sinto que busquei pelo oposto disso e agora me abro para mostrar o que criei e quero que as pessoas ouçam,” afirma a cantora, que realizou todas as etapas do EP durante o isolamento social.

Gabrre

Gabrre
foto: divulgação

O cantor e compositor gaúcho Gabriel Fetzner, que assina artisticamente com o nome Gabrre, divulgou o clipe feito para a faixa “noite eh dia de sair”.

O vídeo foi realizado pelo próprio artista e apresenta uma estética retrô, com imagens aleatórias registradas em décadas passadas.

“Geralmente, deixo a música tocando em loop e fico vasculhando bancos de dados de imagens bastante antigas, busco clipes que tenham imagens agradáveis, não necessariamente a ver com a música, e começo a criar um roteiro a partir do material coletado,” revela Gabrre.

A canção fala sobre a banalidade da vida do jovem nos dias atuais e fará parte do álbum Tocar em Flores Pelado, que será lançado pelo selo Honey Bomb Records em Outubro.

“‘de noite eh dia de sair’ foi a primeira faixa que trabalhei pensando especificamente no seu formato: melodia, arranjo e estrutura pop de rádio. A letra é sobre sair e encontrar as mesmas pessoas, nos mesmos lugares, fazendo as mesmas coisas, geralmente banais e autodestrutivas,” conta o músico, que estreou em Abril com o single “mula sem cabeça”.

Tramando Ideia Rap

Tramando Ideia Rap
foto: divulgação

O grupo Tramando Ideia Rap lançou no YouTube o clipe para a música “Freeverse #3: Somos Reis”.

O vídeo, produzido pela Só Progresso REC, foi dirigido e roteirizado por Quimo, que explorou locais do ABC Paulista e buscou exaltar a potência da juventude periférica e preta.

A letra da faixa, escrita por Nego Iego, gira em torno do processo de embranquecimento do rap.

“Como cantor, rapper, compositor e produtor musical, vejo diversos artistas pretos e periféricos que tem muito potencial e são alinhados com a essência real do que chamamos de Hip-Hop. Nossos ancestrais, que pavimentaram os caminhos para a nossa existência, viveram anos-luz à frente desse momento presente. Por isso, precisamos fortalecer o nosso povo e colocar as pessoas que não respeitam essa vivência para repensar o seu lugar dentro da cultura,” defende o integrante do Tramando Ideia Rap.

O novo single do quarteto integra seu projeto Free Verse, iniciado em 2017, e sucede o lançamento da canção “Mary Jane”.

adieu

adieu
foto: reprodução

O compositor, instrumentista e produtor musical Pedro Lucas Ferraz, através de seu novo projeto, adieu, liberou nas plataformas digitais a música “REINTEGRA”.

O single é uma regravação do interlúdio do álbum DESINTEGRA, de Chediak.

“‘REINTEGRA’ é uma faixa com uma carga emocional enorme para mim. Meu intuito com essa reimaginação foi trazer para a vida real tudo que eu via ali dentro dos quase um minuto e meio da faixa original, o que acabou deixando a minha versão com quase cinco minutos,” explica Pedro, que, aos 18 anos, já acumula colaborações com artistas como Tuyo, Bhaskar, Pontifexx, Tropkillaz, Rodrigo Zin e GABZ.

Cigana

Cigana
foto: divulgação

A banda paulista Cigana divulgou o lyric video da faixa “Dá Pra Voltar?”. Assim como o single anterior, “Impaciência”, a canção dialoga sobre o tempo, dessa vez sob a ótica da saudade.

Ambas estarão presentes no EP Tudo Que Há De Novo, que será lançado pela Eu Te Amo Records) em data ainda não definida.

“Acredito que a saudade seja um sentimento universal no momento! Fomos identificando um sentimento de nostalgia no beat, e daí surgiu a letra, que reflete sobre a saudade de viver a rotina com as pessoas próximas, e principalmente, a sensação que temos quando estamos junto com nossos amigos, seja no bar, em casa, estúdio… Resumindo, é sobre a saudade de estar com quem gosta, fazendo o que gosta!”, conta o baixista Caique Redondano, mencionando a pandemia da Covid-19.

Além dele, o grupo é formado por Matheus Pinheiro, Pedro Baptistella, Victoria Groppo e Felipe Santos.

A Cigana estreou em 2014 com o EP Sinestesia, seguido por A Torre (2015). No ano passado, eles lançaram o primeiro álbum cheio, Todos os Nós (2019).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!