Músico tocando na rua
Foto stock via Wallpaper Flare

No Reino Unido, bem como no Brasil, a situação está bastante complicada para quem vive de música devido à pandemia.

Como conta a NME, o governo britânico anunciou um plano que vai ajudar a classe trabalhadora do país pelos próximos seis meses, mas não inclui aqueles que dedicam suas vidas ao entretenimento/vida noturna.

Como se não bastasse isso, a Ministra da Saúde e Cuidado Helen Whately afirmou que simplesmente “não vale a pena” apoiar aquelas pessoas que não estão trabalhando — como se, de fato, os músicos e trabalhadores do entretenimento, backstage e afins fossem apenas uma “mão-de-obra” para gerar lucro ao governo, que se encontra incapacitada neste momento.

Segundo Whately, “nós sabemos que a COVID estará conosco pelos próximos meses, mas não faz sentido continuar apoiando empregos onde simplesmente não há trabalhos no momento”.

Reação aos comentários de Helen Whately

O tratamento desumano à classe gerou comentários de Michael Kill, presidente da The Night Time Industries Association, associação que supervisiona o entretenimento noturno no país. Ele afirmou:

Meu primeiro sentimento é apenas raiva com a forma como o governo isolou a indústria e praticamente criou um ambiente financeiro insustentável. A falta de apoio financeiro, a indústria foi colocada nessa posição por causa deles e de ninguém mais. É muito claro que o comunicado do Chanceler na quinta-feira foi baseado em negócios que estão funcionando.

Não há apoio a negócios que estão fechados por restrições do governo e a coragem da Ministra da Saúde em dizer que nós não vemos sentido em apoiá-los é apenas ridículo. Absolutamente ridículo.

É injusto e eu não posso acreditar que um governo iria abertamente restringir um setor a ponto de que ele se torna financeiramente insustentável e aí reforçar isso ao dizer que não estão interessados em apoiá-lo porque nós criamos um ambiente que não funciona para eles.

Alguém precisa voltar lá e pensar. A repercussão no nosso setor vai ser enorme e espalhada se não houver maior apoio financeiro. Muitas pessoas têm compromissos financeiros pessoais com esse setor e eles precisam começar a pensar sobre o elemento humano aqui. Tudo empurrado para o lado porque o governo não pôde pegar elementos chave de lidar com essa pandemia corretamente.

Como te contamos por aqui, os efeitos já estão sendo sentidos no país europeu e recentemente um bar icônico de Londres frequentado por nomes como Dave Grohl e Lady Gaga teve de fechar as portas e culpou, justamente, o “governo idiota”.

Esperamos que todos possam sair dessa situação terrível.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!