Mural do Black Lives Matter
Foto via Wikimedia Commons

Mesmo depois de inúmeros protestos através dos EUA, o caso de Breonna Taylor não gerou punição para os policiais envolvidos em sua morte.

De acordo com a decisão judicial, apenas Brett Hankison foi indiciado por ter colocado a vida dos vizinhos da mulher em perigo ao disparar sem visão clara e acertar o apartamento do lado através da parede.

Os outros dois, Jonathan Mattingly Myles Cosgrove, tiveram suas ações justificadas pelo júri, mesmo tendo tirado a vida de Breonna.

Os relatos disponibilizados dizem que apenas uma das 11 testemunhas relatou ter ouvido a polícia se identificar, e uma ligação ao serviço de emergência dos EUA comprova que Kenneth Walker, namorado de Taylor, avisou que alguém havia “chutado a porta do apartamento da minha namorada” antes de disparar contra um dos policiais.

Os oficiais retrucaram com 20 tiros, cinco dos quais atingiram Breonna de acordo com o relatório médico. Hankinson foi o único dos três que acabou demitido da força policial, e a cidade de Lousville, onde a situação ocorreu, pagou uma indenização de US$12 milhões à família da vítima.

Reação de artistas e famosos

Em geral, a reação à sentença do júri foi de indignação — mas não de surpresa.

Diversos artistas falaram sobre o caso, como Alicia Keys, que escreveu em seu Twitter se tratar de um “exemplo PERFEITO de Estragado até a ALMA!!!” e se declarou “enfurecida!!!!!!!” com o resultado do julgamento.

Dois rappers, Common Snoop Dogg, também falaram sobre: o primeiro compartilhou vídeos de figuras negras importantes, como Nina Simone, falando sobre o racismo e a falta de uma verdadeira liberdade para o povo negro. O segundo disse que sente muito pelo fato das “paredes de seus vizinhos terem recebido justiça antes de você”.

No mundo dos esportes e do cinema, também surgiram reações.

LeBron James, astro da NBA, afirmou que não estava surpreso com o veredito mas se declarou “machucado” pela decisão, além de prometer que se dedicará ainda mais para proteger a mulher negra, que ele acredita ser “a pessoa mais DESRESPEITADA da terra”.

O ator George Clooney se sentiu “envergonhado” pela decisão, já que é nativo do Kentucky, estado onde a situação se desdobrou. Ele falou que cresceu “acreditando em um sistema de justiça que faz as pessoas serem responsáveis por suas ações”.

Você pode ver algumas das falas abaixo.

https://www.instagram.com/p/CFfuYRKnz6A/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!