2020 é um dos anos mais complicados de todos os tempos mas, ainda bem, temos a música para nos confortar.

Mais ainda, temos muitas datas comemorativas, marcantes e especialíssimas para gêneros musicais como o Rock And Roll, e hoje nós selecionamos algumas delas para relembrar de 10 bandas e artistas fundamentais para a explosão do gênero em diferentes décadas desde que as guitarras foram inventadas.

Vem com a gente nessa viagem?

 

25/07 – 40 Anos de Back In Black, do AC/DC

AC/DC - Back In Black

No último dia 25 de Julho nós celebramos quatro décadas desde um dos maiores discos de Rock de todos os tempos.

Back In Black significou o renascimento do AC/DC após uma trágica perda de vocalista e emplacou hits lendários como a faixa título, “You Shook Me All Night Long”, “Hells Bells” e mais.

Nós escrevemos um editorial a respeito por aqui e a própria banda lançou vídeos especiais, filtros no Instagram, mini documentário, campanha de mídia e mais para comemorar.

 

02/10 – 25 Anos de (What’s The Story) Morning Glory, do Oasis

Amando ou odiando, não dá pra negar: o segundo disco de estúdio da banda britânica liderada pelos irmãos Gallagher é um dos lançamentos mais populares da história.

Só nesse álbum os caras emplacaram hits como “Wonderwall”, “Don’t Look Back In Anger”, “Champagne Supernova”, “Some Might Say” e mais.

Comemorando um quarto de século do seu lançamento, a banda não medirá esforços para agradar seus fãs, e os próximos dias terão lyric videos, desafios no TikTok, filtros no Instagram, competição de “lip-synch” com “Wonderwall”, perguntas para Noel Gallagher e muito mais.

 

12/09 – 45 anos de Wish You Were Here, do Pink Floyd

Pink Floyd - Wish You Were Here

Em 12 de Setembro de 1975 a lendária banda britânica Pink Floyd lançou o seu nono disco de estúdio.

Wish You Were Here foi gravado durante diversas sessões no icônico estúdio de Abbey Road, em Londres, e tem apenas cinco faixas, sendo que “Shine On You Crazy Diamond” abre e fecha o álbum com partes que vão de 1 a 4 e depois de 5 até 9.

Nessa verdadeira relíquia também está presente a faixa título, uma das mais belas canções de todos os tempos.

 

22/10 – 30 Anos do Primeiro show do Pearl Jam

Pearl Jam com Dave Krusen

No dia 22 de Outubro de 1990, uma banda chamada Mookie Blaylock subiu ao palco do Off Ramp Cafe, em Seattle, e nunca mais parou.

Estamos falando do Pearl Jam, que mudaria de nome na sequência e em 1991 abalaria o mundo da música com o espetacular Ten, um dos discos de estreia mais incríveis de todos os tempos.

Diz a lenda que a apresentação contou com exatas 299 pessoas e você pode assistir a um vídeo logo abaixo.

 

04/07 – 25 Anos do Primeiro Disco do Foo Fighters

Foo Fighters - Foo Fighters (Self Titled)

No dia 04 de Julho de 1995, uma banda chamada Foo Fighters lançou seu primeiro disco em toda carreira.

Acontece que, nessa época, o FF era na verdade um projeto solo de um músico chamado Dave Grohl, que se antes era conhecido como baterista do Nirvana, agora havia decidido gravar todos os instrumentos de seu novo projeto.

Estão no álbum clássicos como “I’ll Stick Around”, “Big Me”, “For All The Cows” e a pedrada “This Is A Call”, e nem precisamos dizer que a história foi generosa com o futuro dos Foos.

 

25/08 – 45 Anos do Disco Born To Run, de Bruce Springsteen

Bruce Springsteen - Born To Run

Em 25 de Agosto de 1975, o lendário Bruce Springsteen lançou seu terceiro disco de estúdio, intitulado Born To Run.

O álbum é um divisor de águas na carreira de “The Boss”, que até então vinha sendo amplamente elogiado pela crítica mas tinha dificuldades para emplacar sucessos comerciais.

Tudo mudou com Born To Run e singles como a faixa título e “Tenth Avenue Freeze-Out”, que ajudaram o disco a vender seis milhões de cópias e a consolidar o nome do artista de vez.

Há muita gente, inclusive, que considera esse um dos melhores discos de todos os tempos.

 

17/05 e 22/11 – 15 anos de Mezmerize e Hypnotize, do System Of A Down

System Of A Down - Mezmerize System Of A Down - Hypnotize

Há 15 anos a lendária banda californiana System Of A Down lançava uma dobradinha incrível com dois discos, um em cada semestre.

Mezmerize e Hypnotize fazem parte de uma sequência certeira que, infelizmente, tornou-se o último projeto de inéditas do SOAD até hoje, mas por outro lado, nos entregou canções emblemáticas sobre questões sociais e políticas, sendo que com os álbuns, o grupo entrou para um seleto grupo de nove artistas que tiveram dois “Discos Número 1” no mesmo ano.

 

20/01 – 45 Anos de Blood On The Tracks, de Bob Dylan

Lá no comecinho do ano tivemos a oportunidade de celebrar os 45 anos de lançamento de Blood On The Tracks, décimo quinto (!) disco de estúdio do lendário Bob Dylan.

Se no início o álbum de 1975 foi mal recebido por público e crítica, ele acabou envelhecendo muito bem e é destacado como um dos mais importantes trabalhos para entender toda a obra do cantor e compositor.

Aqui, Dylan não teve nenhum pudor ao expor questões pessoais e familiares, tanto que seu filho, Jakob Dylan, já chegou a dizer que as canções do álbum representam, basicamente, “seus pais conversando”.

 

17/02 – 45 anos de High Voltage, do AC/DC

AC/DC - High Voltage (1975 - versão australiana)

Uma banda tão importante como o AC/DC merece dois espaços nessa lista, não é mesmo?

Se antes nós elencamos o grupo australiano com um dos seus mais importantes álbuns, agora é hora de celebrar as origens com os 45 anos de High Voltage, obra que deu início a tudo.

O primeiro álbum da carreira da banda foi lançado em 17 de Fevereiro de 1975 exclusivamente na Austrália, com músicas como “Baby, Please Don’t Go”, “She’s Got Balls” e “Soul Stripper”, mostrando logo de cara a química entre Bon Scott, Malcolm Young e Angus Young.

Em 1976, quando o grupo finalmente foi colocado no mercado internacional, um disco chamado High Voltage foi lançado com músicas desse disco e de T.N.T., segundo álbum disponibilizado na Austrália também em 1975.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!