Tracy Chapman e Nicki Minaj
Fotos via Wikimedia Commons

Depois de dois anos, Nicki Minaj saiu vencedora de um processo na Justiça aberto por Tracy Chapman por infração de direitos autorais.

O uso indevido teria acontecido na música “Sorry”, que nunca foi lançada oficialmente por Minaj mas continha um trecho de “Baby Can I Hold You”, de Chapman. Nesta quinta-feira (17), no entanto, a Justiça americana decretou que não houve nada de irregular e tudo estava dentro do “fair-use”, ou uso razoável.

A decisão da juíza Virginia A. Phillips diz (via Vulture):

Artistas comumente experimentam com obras antes de procurar por licenças dos detentores de direitos e os detentores de direitos tipicamente pedem para ver uma obra proposta antes de aprovar uma licença. Uma decisão desenraizando essas práticas comuns iria limitar a criatividade e abafar a inovação dentro da indústria musical.

Mesmo assim, isso não significa que Minaj possa lançar a canção em questão sem problemas; ela ainda precisaria obter a aprovação de Tracy para isso.

Ainda há outro processo correndo na Justiça sobre o mesmo caso, pois, apesar de nunca ter sido divulgada oficialmente, “Sorry” vazou na internet depois que o DJ Funkmaster Flex a tocou em um programa de rádio em Agosto de 2018. O tribunal ainda pode condenar Nicki por ter distribuído a faixa dessa forma.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!