Billy Cox, baixista de Jimi Hendrix
Foto por John Partipilo/The Tennessean

Jimi Hendrix tomou o mundo de surpresa nos Anos 60, e por um bom tempo havia um baixista e amigo que sempre o acompanhava: Billy Cox.

Acontece que, quando o empresário Chas Chandler convenceu o lendário guitarrista a montar uma nova banda em 1966 para fazer uma turnê na Europa, Cox não esteve presente — e não foi por falta de convite de Hendrix.

Como conta a Classic Rock, Billy era um amigo de longa data que Jimi conheceu enquanto servia o Exército dos EUA e os dois já haviam tocado juntos inúmeras vezes. Por isso, o saudoso músico não hesitou em convidá-lo e, até então, a história que sabíamos é que o baixista teria recusado por estar com problemas técnicos com seus instrumentos.

Falando em um podcast (disponível na íntegra ao final da matéria) que homenageava os 50 anos de falecimento de Jimi Hendrix, Cox finalmente revelou que, na verdade, tinha medo de que poderia “atrapalhar” o sucesso do colega por ser negro e a Europa ter uma “coisa segregada” acontecendo na época:

Eu recebi uma ligação dele [Hendrix] e ele disse, ‘Esse cara vai me levar para a Europa e me transformar em uma estrela, e eu falei de você pra ele […] e eu quero que você vá’. Eu já falei tantas mentiras sobre isso… bom, não era mentira, eu só não contava a história completa. […] Eu disse, ‘Jimi, eu estou alugando um amplificador, e eu ainda tenho o meu baixo mas ele só tem três cordas… vai lá você e faz seu trabalho’. Porque eu sabia que, possivelmente, com essa coisa segregada que estava acontecendo, eu pensei que se eu fosse, havia uma possibilidade, com o fato de eu ser negro, que ele poderia não ficar famoso. Mas ele conseguiu… ele conseguiu bem demais, e eu segui a minha vida.

Vale lembrar que, depois da saída de Noel Redding do Jimi Hendrix Experience em 1969, Cox aceitou um novo convite de Hendrix e os dois tocaram juntos até o falecimento do guitarrista. Até hoje, o baixista lidera os projetos oficiais de tributo a Jimi.

Jimi Hendrix

Vale lembrar que, ainda em 2020, Hendrix ganhará um novo documentário e disco ao vivo sobre seus lendários shows em Maui, no Havaí. Saiba mais por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!