Editorial

Em 1982, Queen se despedia dos EUA com Michael Jackson no palco

Quem esteve no The Forum em Los Angeles no dia 15 de Setembro de 1982 certamente viveu um momento inesquecível ao testemunhar o último show do Queen nos EUA.

A banda comandada por Freddie Mercury tomou os palcos do icônico local mas, infelizmente, a resposta do povo norte-americano aos caras já não era mais a mesma. Apesar do sucesso comercial de The Game, disco que o grupo promovia na época, o interesse vinha caindo e muito disso acontecia por conta das polêmicas envolvendo o vocalista.

Advertising
Advertising

Em uma declaração de 1999 (via UCR), o baterista Roger Taylor relembrou a fase complicada:

Eu me lembro de repentinamente perceber que não estávamos mais enchendo [as casas de show] tanto quanto costumávamos. Nós sempre assumimos que voltaríamos. Mas os eventos tomaram conta de nós. Eu sei que o Freddie estava muito confiante que aquele último álbum [‘Innuendo’]  seria mais aceito nos EUA. Mas nunca chegamos lá. […] Até o impacto da morte do Freddie não foi nada comparado ao impacto de ‘Wayne’s World’. Não era a mesma coisa do que na Europa.

Quem definitivamente não tinha perdido a vontade de vê-los tocar, no entanto, era outro ícone da época: Michael Jackson. Em vídeos de bastidores da ocasião, podemos ver o Rei do Pop caminhando ao lado dos integrantes e ele assistiu à apresentação de camarote.

Você pode curtir esse momento pelo vídeo seguir e, abaixo, ver uma reportagem da época sobre o que acabou sendo a última passagem de Freddie pelo país.

Último show do Queen nos EUA em 1982

Published by
Felipe Ernani