Bolsonaro é chutado em novo protesto que usa o futebol como metáfora
Reprodução/Instagram

Depois de Donald Trump Vladimir Putin, chegou a vez de Jair Bolsonaro ser alvo dos vídeos de protesto do projeto Freedom Kick.

Idealizado pelo coletivo Indecline, a ideia da produção é bastante simples: as cabeças dos líderes com comportamentos considerados ditatoriais são usadas como bola de futebol em uma espécie de metáfora que se relaciona ao “free kick” (“chute livre”), popularmente chamado de cobrança de falta por aqui.

Junto ao vídeo, a conta da iniciativa publica um texto poderoso sobre a situação do Brasil:

Freedom Kick : Brasil

A América Latina tem um histórico com ditadores. Em particular, a Quinta República Brasileira foi conhecida por matar dissidentes. E Jair Bolsonaro é conhecido por seus discursos masturbatórios que destacam seus sonhos molhados de reinstaurar essa política. Ele é ofendido pela homossexualidade, pelo feminismo e pelo socialismo, mas fica todo duro com cada fantasia de violência contra seus oponentes políticos. Mas esses oponentes não são tão rígidos, e eles trazem a alegria e o movimento à sua resistência que transformou brasileiros como Pelé em ícones pelo mundo todo.

No futebol, um chute livre [cobrança de falta] é uma chance de parar o jogo por um momento e compensar uma falta. Na democracia, a liberdade de expressão é a força iluminadora que impede os tiranos de cometerem assassinato e saírem ilesos. Assim como a maioria dos músculos, deve ser exercitada ou irá apodrecer. Déspotas usam o medo para manter suas populações em cheque. Ativistas usam a alegria e o humor para mantê-los engajados. É um jogo velho, e o placar continua mudando, mas todos continuamos jogando.

O Freedom Kick é uma chance para que nós tenhamos um recomeço depois de anos de jogo sujo e conduta anti-desportiva. Ainda que aqueles com poder amem angariar políticas como um jogo, para tantos de nós as apostas são altas demais para brincar. O futebol sempre foi um esforço de equipe, envolvendo a comunidade e a organização, enquanto a ditadura é mais um esporte solo. Como eles dizem, só há uma bola. É uma metáfora perfeita para os nossos chefes de estado. E o nosso trabalho é chutá-la sem misericórdia até que encontremos uma forma de transformar cada um de nossos esforços individuais em uma vitória do time.

Você pode conferir abaixo a produção do Freedom Kick em protesto a Bolsonaro (via Rolling Stone), bem como as anteriores que têm Trump e Putin como alvos, logo abaixo ou no perfil oficial do coletivo de arte no Instagram.

Bolsonaro e Freedom Kick

https://www.instagram.com/p/CFHwydrABYW/

https://www.instagram.com/p/CFHv47HAW_z/

https://www.instagram.com/p/CFHwZYZgzOn/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!