Urbanites
Crédito: divulgação

A banda paranaense Urbanites liberou no YouTube o clipe feito para a faixa “On Your Knees”, que estará em seu próximo EP, ainda sem data ou título revelados.

O vídeo foi dirigido por Joaquim Sarmento e traz referências que passam por Bob Dylan e o icônico clipe de “Subterranean Homesick Blues” (1965) até o filme cult com John Cusack Alta Fidelidade (2000).

Sarmento, inclusive, foi responsável pelo vídeo anterior do grupo, “Don’t Tell Me Why”, que deu o pontapé inicial na divulgação do novo trabalho de estúdio.

Os singles integram uma narrativa única que tem como principal propósito explorar a jornada emocionante de autodescoberta dos jovens adultos, possibilitando experiências de amadurecimento que trazem sensações variadas como a ilusão, o autoengano, a percepção e perseverança.

“Eu me enxergo nessa narrativa, cada música representa uma fase de uma jornada de autodescoberta, amadurecimento, autoconhecimento. Pra mim, compor sempre foi uma maneira de extravasar minhas ansiedades. Uma busca por significados e uma eterna corrida contra o tempo,” comenta o vocalista e guitarrista Guilherme Lazzari.

O grupo, que tem raízes fincadas no grunge, rock alternativo e britpop, tem sua formação completada por Abe Bergamo (baixo e backing vocals), Henrique Souza (guitarra solo) e Leandro Castro (bateria)

As novas músicas do quarteto tiveram produção de Gustavo Schirmmer e Amadeus De Marchi, que também produziu o álbum Violeta, da Terno Rei. Já a mixagem e masterização foram assinadas por Vinicius Braganholo, do Nicos Studio de Curitiba, parceiro de artistas como Tuyo, Electric Mob e Marrakesh.

Considerada pela revista americana Alternative Press como uma das “novas bandas brasileiras que você precisa escutar”, a Urbanites surgiu em 2013 e possui no currículo dois EP’s independentes, Anxious Minds, Vol. 1 & 2, lançados em 2017 e 2018, respectivamente.

Abaixo você confere nossa entrevista com o grupo, que fala sobre inspirações, Covid-19 e planos futuros.

TMDQA!: Como foi a gravação do clipe? Ele foi filmado em tempos de quarentena?

Urbanites: Sim, foi filmado no início de julho deste ano, e por isso tivemos os desafios de criar uma ideia que seguisse os cuidados necessários na pandemia e ao mesmo tempo de achar uma locação em local aberto, que fosse segura o suficiente para filmar. Felizmente, o Henrique (guitarrista da banda) tem um quintal muito bonito na casa dele, com um fundo de cerca viva que podia servir de background para uma filmagem.

Queríamos também mostrar mais a cara da banda, pois muita gente está começando a nos conhecer só agora, e esse contato direto é sempre legal. Por isso, o clipe em si é um amontoado de coisas: os membros tocando e interagindo, no meio de algumas memorabilias e com os cartões com letras da música à la “Subterranean Homesick Blues”, do Bob Dylan.

TMDQA!: Quais são as inspirações para o som?

Urbanites: O Guilherme compôs o riff da música aos 17 anos, quando estava ainda aprendendo a tocar guitarra. Mas foi somente uns 10 anos depois que ele finalizou a canção, criando a melodia e a letra. As frases “love is a trap” e “love is all you need” apareceram naturalmente ao compor, dando um vibe de Beatles à letra, embora a sonoridade seja mais inspirada em Oasis, Green Day e Black Keys.

A letra reflete um pouco o medo de se comprometer com coisas mais sérias da vida (relacionamentos, projetos, amizades), mesmo não havendo motivos plausíveis para isso. Pode-se dizer que trata também de ansiedade existencial/social, um tema constante nas letras da banda.

TMDQA!: Quais são os próximos passos da banda em tempos de pandemia?

Urbanites: Estamos procurando aumentar nosso público com o lançamento de novos singles, e agora que voltamos a lançar músicas novas, não pretendemos mais parar de lançar. Pretendemos engajar os amantes de indie/alternative rock e procurar por oportunidades de shows para quando a pandemia finalmente acabar. Também estamos estudando a possibilidade de lançar um disco completo num futuro próximo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!