Headphones streaming

Um novo estudo da empresa Alpha Data publicado pela Rolling Stone (via Metal Injection) trouxe dados bem interessante sobre o streaming.

Segundo a pesquisa, os números são bem desfavoráveis em relação aos artistas pequenos. Os resultados mostram que um número de apenas 16 mil artistas de um total de mais de 1,6 milhão que lançou músicas nas plataformas no último ano e meio — ou seja, cerca de 1% — é responsável por 90% das reproduções.

Como afirma o Musically, se expandirmos o número para os 10% maiores (ou seja, 106 mil artistas), temos um domínio ainda mais significativo: eles representam 99,4% do total de reproduções dos apps.

Isso quer dizer que um total de mais de 1,4 milhão de artistas dividem 0,6% dos streams; como se não bastasse, a pesquisa também mostra que quase 50% dos artistas não chega nem a ter uma quantia total de 100 reproduções.

Ainda mais surpreendente é o domínio das rádios, onde o 1% mais relevante atualmente tem 99,996% das reproduções, ou seja, praticamente tudo.

Você pode ver abaixo um gráfico que mostra essa desigualdade: a curva azul representa os streams, a curva amarela as vendas físicas e a curva vermelha as reproduções de rádio. Para ler o artigo completo (em inglês), clique aqui.

Gráfico, percentual de atividade por percentual ocupado por artistas no streaming
Gráfico por Rolling Stone (via Metal Injection)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!