Shavo Odadjian (System of a Down) no Rock In Rio 2015
Foto de Shavo Odadjian via Shutterstock

System of a Down viveu um dia inesquecível em 11 de Setembro de 2001 — tanto positivamente quanto negativamente.

Enquanto o terrível atentado daquela data acontecia nos EUA, o grupo atingia pela primeira vez o topo das paradas musicais com o icônico Toxicity, lançado uma semana antes — leva exatamente esse tempo para que a Billboard divulgue os primeiros números de venda de um disco.

Quem relembrou essa ocasião conflituosa foi o baixista Shavo Odadjian, em entrevista à Kerrang! (via Loudwire):

Eu descobri no próprio dia 11 de Setembro. Eu me lembro da minha mãe me ligando e me dizendo para ligar a TV, e assim que eu liguei, uma das Torres Gêmeas caiu ao vivo. Eu não sabia o que estava acontecendo, ou se era real ou não, então eu estava vendo horrorizado e o telefone toca, e é o meu empresário, e ele diz, ‘Parabéns, você está no Número 1 da Billboard’, e ao mesmo tempo a minha mãe está dizendo que o mundo vai acabar. Louco. Eu fico arrepiado só de lembrar.

Na entrevista, ele também falou sobre como foi perceber que a fama havia chegado. Shavo contou sobre um show de lançamento do disco, que terminou em confusão:

Pra falar a verdade eu sei exatamente qual a data em que eu soube [desse sucesso], porque foi bem no começo de Setembro de 2001, Dia do Trabalho [feriado do dia 7 de Setembro nos EUA], e o álbum estava saindo bem no dia seguinte, então nós decidimos fazer um show gratuito em Hollywood. Nós esperávamos atrair talvez 4 mil ou 5 mil pessoas, então tínhamos segurança para lidar com esses números, e 15 mil pessoas apareceram, e ficaram malucas. O bombeiro nos colocou de lado e falou, ‘Olha, não podemos deixar esse show acontecer, há pessoas demais ali’.

Nós fomos levados a um hotel. Eu estava sentado em um quarto com meus amigos, e em questão de duas horas, todos os veículos de notícias de Los Angeles estavam falando sobre a confusão do System of a Down. A gente não conseguiria esse tipo de marketing nem pagando.

Odadjian também relembrou que os atentados fizeram com que Toxicty fosse banido de algumas rádios, inclusive — e principalmente — o hit “Chop Suey!”, por conta da banda “cantar sobre ‘suicídio hipócrita’”.

System of a Down

Vale lembrar que a banda chegou ao primeiro lugar das paradas novamente duas vezes, com a dupla de álbuns Mezmerize Hypnotize em 2005.

Ainda assim, o aclamado Toxicity é o único que atingiu a marca de 3 discos de platina nos EUA, ou seja, vendeu 3 milhões de cópias só no país.

Os dois de 2005 têm um disco de platina cada.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!