Ricardo Salles e Leonardo DiCaprio
Fotos via Wikimedia Commons

Como te contamos por aqui, o ator Leonardo DiCaprio fez diversas críticas ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro pela forma com que o mandatário tem lidado com os incêndios em florestas brasileiras, em especial na Amazônia.

No Instagram, DiCaprio escreveu que os fogos são “os sintomas de uma infecção ecológica trazida por corporações parasitas e ganância globalizada”, além de reforçar que “Bolsonaro permitiu isso, enquanto seu banco, seus representantes e as marcas de roupas e comida que você compra dão suporte a ele”.

Ele ainda terminou sua publicação com a pergunta “de que lado você está? Amazônia ou Bolsonaro?” e, naturalmente, suas declarações dividiram opiniões entre os brasileiros — especialmente por ele já ter sido acusado pelo presidente brasileiro de financiar queimadas na floresta brasileira.

Ministro do Meio Ambiente responde Leonardo DiCaprio

O governo brasileiro resolveu responder Leonardo através do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que usou sua conta no Twitter para escrever (em inglês):

Querido @LeoDiCaprio o Brasil está lançando o projeto de preservação ‘Adote1Parque’ que permite que você ou qualquer outra empresa ou indivíduo escolha um dos 132 Parques na Amazônia e o patrocine diretamente a uma taxa de 10 Euros por hectare por ano. Você vai colocar seu dinheiro onde sua boca está?

Muitos ecoaram o discurso do ministro, mas vale lembrar que já te contamos por aqui que Leonardo DiCaprio fez há pouco mais de um ano uma doação de cerca de 5 milhões de dólares — hoje mais de 25 milhões de reais — para a Amazônia.

A ação veio depois do aclamado ator publicar vídeos e textos denunciando as queimadas da época na região, e o valor foi destinado à organização Earth Alliance, criada por ele próprio e que firmou parcerias com iniciativas brasileiras como a Associação Floresta Protegida e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

Você pode ver a fala original de Salles abaixo, bem como a postagem de DiCaprio que veio acompanhada de um vídeo compartilhado também pelo ator Mark Ruffalo juntamente a críticas ao presidente brasileiro.

https://www.instagram.com/tv/CE7JYAfl9OE/?utm_source=ig_embed

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!