Portal do Rock RJ
Crédito: reprodução

Se já era difícil para a cena de rock independente antes da pandemia do coronavírus, a quarentena trouxe desafios ainda maiores para os grupos do underground brasileiro.

Porém, existem eventos focados em fomentar esse segmento da cultura e o Portal do Rock RJ é um deles. O festival está de volta em 2020, dessa vez no formato online, como não poderia ser diferente diante da necessidade de nos mantermos protegidos contra a Covid-19.

A data escolhida foi o dia 11 de Setembro, próxima sexta-feira, à partir das 19h com shows de Stereophant, Canto Cego e Banda Gente. A live especial será registrada no Pub Panqss, um espaço dedicado à cena independente no Rio de Janeiro.

O Portal do Rock selecionou uma equipe reduzida da produtora Olho da Rua para cuidar de todos os detalhes e garantir que a plateia virtual tenha acesso a uma transmissão ao vivo de qualidade.

A plataforma de streaming responsável pelas imagens será a Sound Club Live, aplicativo disponível tanto para Android como para iOS.

“A cena rock é um nicho do mercado da música sempre muito precário quando falamos de estrutura, e não digo só enquanto banda. É complicado para todos os setores. Isso aumenta a importância de as pessoas trabalharem juntas, cooperando, se apoiando e se motivando. Nesse sentido, é muito importante quando surge um evento dedicado ao rock trabalhando para se firmar. E o Portal do Rock está nesse caminho. Isso é bom para todos,” comemora Rodrigo Solidad, guitarrista da Canto Cego.

Como de costume em outras lives, os fãs vão poder colaborar com as bandas através do couvert artístico virtual, com pagamento totalmente opcional. “A contribuição é super importante. Cultura é trabalho não podemos nunca nos esquecer disso. A quarentena provou a importância das produções artísticas, imaginem só; meses em casa sem séries, sem shows, sem filmes. Enlouqueceríamos,” destaca Iolly Amancio, vocalista da Banda Gente.

Novidades na área

Neste momento de difícil prognóstico para o futuro imediato do mercado do entretenimento, o festival prepara diversas ações que visam encontrar alternativas para viabilizar a edição 2021 do evento.

Algumas delas são: bate-papos exclusivos com personalidades do rock, festas privadas, sorteios de brindes de marcas parceiras e descontos nos ingressos dos shows.

Para ter acesso à tais benefícios, os interessados podem se inscrever nas Comunidades Portal do Rock, clube privado em que os participantes, além das vantagens, cooperam com a organização, podendo até opinar no line-up da edição do ano que vem.

Estrutura e missão

O Portal do Rock RJ atua em três frentes para atingir diferentes áreas da cena independente na cidade.

Tudo começa pelo Festival Anual, que abre a programação. Depois dele, acontece a Feira de Rock, voltada para produtos e serviços destinados aos roqueiros. Para fechar o Portal, surge o Acoustic Rock, um desafio lançado que consiste na apresentação de duas bandas em versões acústicas de seus repertórios.

Idealizado pelas produtoras cariocas Camila Mira e Beliz Backer, o Portal do Rock estreou em 2019, com a presença de bandas, DJs e uma feira de moda no extinto Teatro Odisseia, na Lapa, zona da boêmia do Rio de Janeiro.

“A ideia surgiu da falta de espaços para shows de rock independente no Rio de Janeiro. Inicialmente era só um festival, mas fomos ampliando para incluir outras frentes, que também trabalham nesse nicho e igualmente se sentiam carentes de visibilidade. Nós percebemos que, para estabelecer e firmar essa cena, é necessário ampliar as ações para além de eventos pontuais,” afirma Camila.

Portal do Rock RJ – O Festival – Live
11/09 – às 19h
Transmissão, ao vivo, na plataforma de streaming Sound Club Live.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!