Joe Biden
Foto via Wikimedia Commons

Joe Biden, um dos principais candidatos à presidência dos Estados Unidos, causou polêmica com uma fala durante um comício.

Durante sua visita a Kenosha, Wisconsin, na última quinta-feira (3), o político estava falando sobre a falta de visibilidade à história do povo negro quando citou a invenção da lâmpada. Segundo Biden, não foi Thomas Edison o autor da façanha, mas sim um homem preto.

Leia:

As pessoas temem o que é diferente. Precisamos, por exemplo- por que, em nome de Deus, não ensinamos história nas aulas de história? Um homem negro inventou a lâmpada, não um cara branco chamado Edison. Há muito mais — alguém já sabia do que aconteceu recentemente onde a Black Wall Street, em Oklahoma, foi totalmente queimada. Alguém sabe dessas coisas? Porque não as ensinamos. Precisamos dar os fatos às pessoas.

Biden não se alongou muito no assunto, mas é provável que estivesse falando de Lewis Howard Latimer, um inventor que aplicou diversas melhorias na lâmpada no ano de 1880. Foi Latimer, também, que inventou o primeiro banheiro para vagões de trem e o precursor do ar condicionado.

Em 17 de Janeiro de 1882, ele conseguiu registrar uma patente para o Processo de Fabricação de Carbonos, método utilizado para a produção de filamentos de carbono para lâmpadas.

A empresa de Thomas Edison, The Edison Electric Light Company o contratou em 1884 como projetista e perito em litígios de patentes de luzes elétricas. Lá, ele escreveu o primeiro livro a respeito da energia elétrica, Incandescent Electric Lighting e supervisionou a instalação de pontos de energia elétrica em cidades como Nova York, Montreal e Londres.

Em 1892, quando a companhia se juntou a Thomson-Houston Electric Company, resultando na amplamente conhecida General Electric, Latimer continuou trabalhando por lá no departamento legal e em 1911 tornou-se consultor de patentes para empresas de advocacia.

Conhecido como “o maior inventor americano de todos os tempos”, Thomas Edison leva crédito por diversas invenções, incluindo a lâmpadas, mas há inúmeros debates sobre como ela teria “outros pais”.

Confira o vídeo abaixo:

LEIA TAMBÉM: Donald Trump teria causado surto de Coronavírus no Serviço Secreto por golfe e comícios

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!