Alex Turner com o Arctic Monkeys no BRIT Awards 2014
Ouça playlist com clássicos do Rock!  

Em 2013, a banda britânica Arctic Monkeys lançou seu quinto disco de estúdio com AM e acabou criando um grande marco tanto para sua carreira quanto para o Rock And Roll.

No álbum aparecem canções como “Do I Wanna Know?”, “R U Mine?”, “Why’d You Only Call Me When You’re High?” e “Snap Out Of It”, todas marcos para o início dos Anos 2010 e várias delas com riffs emblemáticos que se tornaram novas marcas registradas da banda.

Em Fevereiro de 2014, a banda estava concorrendo nas mais importantes categorias do BRIT Awards, considerado o “Grammy britânico” e historicamente muitíssimo prestigiado por celebrar o que há de melhor no mercado fonográfico inglês, um dos mais importantes do planeta ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

No dia 19 daquele mês, o Arctic Monkeys faria história novamente e ninguém imaginava que seria com tanto barulho.

Discurso de Alex Turner no BRIT Awards

Isso porque além de ser escolhido como Grupo Britânico do Ano, a banda levou pra casa o cobiçado prêmio de Disco Britânico do Ano com AM, o que definitivamente os colocou em posição de destaque na noite.

Acontece que o prêmio em si acabou ficando em segundo plano, já que foi o discurso de Alex Turner sobre o Rock And Roll que rodou o mundo inteiro nos dias seguintes.

Vale lembrar que AM estava concorrendo com Bastille (Bad Blood), David Bowie (The Next Day), Disclosure (Settle) e Rudimental (Home), e ao vencer tanto uma verdadeira lenda inglesa quanto novos nomes, o quarteto subiu ao palco e o vocalista tomou conta do microfone.

Em seu discurso, Alex Turner disse:

Esse rock and roll, hein? Esse rock and roll, ele simplesmente não vai embora. Ele pode hibernar de tempos em tempos e mergulhar novamente no pântano. Eu acho que a natureza cíclica do universo em que ele existe demanda que ele siga algumas de suas regras.

Mas ele sempre está esperando ali pertinho, virando a esquina. Pronto para fazer seu caminho de volta através da sujeira e detonar o teto de vidro, aparentando estar melhor do que nunca. É, esse rock and roll, às vezes parece que ele perdeu a graça, mas ele nunca irá morrer. E não há nada que você possa fazer a respeito.

Muito obrigado por isso. Eu realmente aprecio isso. Não me leve a mal. E… é. Me mande uma nota para pagar pelo microfone se vocês precisarem.

A parte final diz respeito ao fato de que Turner encerra seu discurso soltando o microfone ao chão, mandando ver no famoso “mic drop”, e você pode assistir ao discurso de Alex Turner no BRIT Awards 2014 através do vídeo abaixo.

Recepção e Resposta

À época, o discurso de Alex Turner foi visto de várias maneira e não houve lá um consenso a respeito do que aconteceu no palco do BRIT Awards.

Teve gente celebrando a “defesa do Rock” feita pelo cara, mas também teve gente falando que ele parecia um “tiozão” trazendo de volta a eterna briga entre estilos como Rock e Pop.

Muita gente também falou que ele estaria sob efeito de álcool/drogas e acabou expressando o que pensava, e ainda teve fã achando que essa era uma atitude necessária para uma banda como o Arctic Monkeys mas que ela foi um tanto quanto artificial, com uma “leve rebeldia” que não impactou ninguém de fato.

E aí, o que você achou?

 
Compartilhar