Soundgarden -
 

Em 5 de Setembro de 1989, o Soundgarden lançava seu segundo disco de estúdio, o primeiro por uma grande gravadora.⁠

Com produção de Terry Date (Deftones, Slayer, Pantera), Louder Than Love foi um dos trabalhos mais importantes da história ao dar o tom para o que viria a ser a onda Grunge dos anos seguintes.

Muito disso aconteceu pelo fato do grupo liderado pelo saudoso Chris Cornell ter sido o primeiro a lançar um trabalho do gênero com grande divulgação, abrindo portas para que o estilo tomasse as rádios e levando ao sucesso de nomes como Nirvana Pearl Jam.

Musicalmente falando, até hoje o disco é extremamente aclamado. Por lá, já existiam claros sinais tanto nos instrumentais quanto nas letras de que a banda tinha uma sonoridade única que seria explorada a fundo nas composições futuras.

Continua após o vídeo

Inspiração para Kirk Hammett

Isso não é dizer que Louder Than Love não é um disco pronto e que não merece ser constantemente revisitado.

Com ótimas faixas como “Hands All Over” e “Loud Love”, além da pancada “Ugly Truth” logo na abertura do álbum, o álbum é ótimo para sair dos maiores hits da banda e é daquelas obras que vêm com uma aura incrível: a energia dos caras está toda naquelas canções.

Tanto é que foi com ele que Kirk Hammett se inspirou para compor o icônico riff de “Enter Sandman”, do Metallica. Ele afirma ter pego a guitarra para tocar logo depois de ouvir as músicas do Soundgarden e isso acabou resultando em uma das linhas mais famosas da história — ainda que não pareça em nada com o que Kim Thayil costuma fazer.

Você pode saber mais sobre essa história de Kirk por aqui.

Mas, voltando ao LTL, hoje é dia de celebrar esse álbum tão influente e você pode fazê-lo pelo player a seguir, logo abaixo da postagem que fizemos no Instagram do TMDQA! falando sobre o disco. Não esquece de seguir a gente por lá!

Soundgarden e Louder Than Love

View this post on Instagram

Há exatos 31 anos, em 05 de Setembro de 1989, o Soundgarden lançava seu segundo disco de estúdio, o primeiro por uma grande gravadora.⁠ ⁠ "Louder Than Love" foi produzido por Terry Date (Deftones, Slayer, Pantera) e teve um impacto pra lá de importante em toda indústria da música nos anos seguintes.⁠ ⁠ Considerado o primeiro disco de grunge em uma major label em todos os tempos, o trabalho foi amplamente influente para que o estilo tomasse as rádios do mundo todo com outras bandas como Nirvana e Pearl Jam nos anos seguintes.⁠ ⁠ Além disso, instrumentais e letras que já mostravam a sonoridade única da banda influenciaram outros gigantes como Kirk Hammett, do Metallica, que chegou a dizer que uma das inspirações para o riff de "Enter Sandman" foi esse disco.⁠ ⁠ Você pode ler uma entrevista recente com o guitarrista Kim Thayil, que fala sobre a formação da banda de Seattle e chegou a dizer que o Soundgarden "foi criado para machucar as pessoas".

A post shared by Tenho Mais Discos Que Amigos! (@tmdqa) on

 
Compartilhar