Soundgarden
Divulgação

O guitarrista Kim Thayil, do Soundgarden, conversou recentemente com a Kerrang! e abordou uma variedade de assuntos no papo.

Naturalmente, o músico falou sobre a ausência de Chris Cornell e sobre os planos para o futuro — ele garante que há planos para lançar as gravações inéditas do vocalista, que estão emperradas por brigas judiciais no momento, e também revela que tem algumas composições próprias que devem ver a luz do dia em breve.

A surpresa, no entanto, fica por conta de quando ele falou sobre a forma com que o Soundgarden lidou com a fama.

Como a maioria das bandas de Seattle da época, o grupo apresentava uma atitude totalmente diferente do Glam e Hard Rock que vinha dominando o mainstream até então. Questionado sobre a atitude “histérica” que a banda parecia ter em relação ao sucesso, Thayil respondeu:

[risos] Nós éramos, às vezes, sarcásticos, e esse sarcasmo era alimentado pelo cinismo, certamente. Mas por nós termos tido sucesso antes das outras bandas, nós pensamos que tentaríamos não ser rudes ou malvados às pessoas que nos entrevistavam. Era difícil não rir porque eles nos abordavam da mesma forma que faziam com dúzias de bandas de Rock and Roll que vieram antes. O que eles não entendiam é que nós viemos de um lugar diferente, uma subcultura diferente. Não era a coisa do Glam Metal, não era a coisa do novo romântico dos anos 80.

Basicamente, as pessoas estavam acostumadas a entrevistar bandas de Rock que eram arrumadas e preparadas por gravadoras e empresários para serem estrelas. A gente não ligava. Não estávamos ali para transar nem para ficar doidão, a gente só queria te machucar para caralho enquanto ouvisse a nossa música. [risos] Um monte de gente em Seattle era sim — os caras do Mudhoney, Green River, Nirvana e Melvins. A gente não precisava dos elogios ou críticas de ninguém. Seattle meio que tinha essa vibe, ninguém estava tão interessado assim em ‘Rock’ — eles estavam interessados em canções, música e tocar, mas a cultura do Rock era ridiculamente boba. Aquilo era lycra e spray de cabelos e ficar fazendo biquinho e garotas dançando no capô de um carro — era estúpido. Como que caras com graduações em antropologia ou literatura em inglês poderiam levar esse tipo de porcaria a sério?

Baita resposta, hein? Você pode conferir a entrevista na íntegra (em inglês) por aqui.

Soundgarden

Vale lembrar que, recentemente, os integrantes vivos do Soundgarden criaram contas em redes sociais sob o pseudônimo Nude Dragons — um anagrama do nome original da banda.

Enquanto especula-se que as contas signifiquem um novo projeto por parte do trio, muito se fala que talvez isso seja simplesmente algo relacionado aos problemas com Vicky Cornell, viúva de Chris que em Dezembro do ano passado entrou na Justiça contra a banda.

De acordo com ela, os membros estariam segurando o pagamento de royalties devidos à família Cornell porque querem acesso às últimas gravações do vocalista. Te explicamos tudo isso melhor por aqui, pois a situação já teve até processo por parte dos próprios integrantes que afirmar que Vicky estaria desviando recursos de um show beneficente feito por eles, além de ela estar supostamente controlando as redes sociais do Soundgarden.

De qualquer forma, tudo que esperamos é que essa situação se resolva o mais breve possível e, de preferência, com novas músicas do trio!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!