Michael Jordan em 2006
Foto de Michael Jordan via Shutterstock

Hoje em dia, é impossível encontrar alguém que não reconheça o status de Michael Jordan como uma lenda do basquete.

O atleta que jogou a maior parte da sua vida no Chicago Bulls mudou o esporte de inúmeras formas, e construiu uma trajetória incrível desde que chegou à liga como a terceira escolha do draft de 1984.

É justamente isso que retrata o fotógrafo David Banks em uma série de registros que ele fez acompanhando Jordan durante vários anos. As fotos estavam guardadas na casa de Banks, que usou o tempo de isolamento para finalmente revelá-las e felizmente ele escolheu compartilhar essa viagem no tempo com os fãs do basquete.

Falando à Rolling Stone, que publicou as fotos com exclusividade, Banks explicou o processo que o levou a focar suas lentes em MJ desde os primeiros dias:

Eu pensei comigo mesmo, isso realmente vai mudar as coisas para Chicago. Você sabia que o MJ era realmente especial. Vê-lo jogar de verdade, foi de mexer com a cabeça. Eu sabia que não deveria tirar a câmera dele. Se você decidisse ir para outro lugar com a sua câmera, era sempre uma decisão ruim. Eu disse a mim mesmo, ‘Ei estúpido, foque no Jordan. Nada mais importa’.

Michael Jordan e fotos de David Banks

Uma prova dessa evolução retratada é a própria mudança do preto e branco para o colorido nas imagens, que parece acompanhar os movimentos de crescimento de Jordan enquanto ícone do esporte.

Banks também fala sobre isso, afirmando que “a passagem do tempo é muitas vezes o que torna uma fotografia poderosa”, e explicando:

A intensidade e brilho do Jordan me fizeram melhorar meu jogo. Eu entendi que eu não estava só lidando com qualquer jogador. Eu sabia que ele era tudo. Ainda assim, os Bulls não eram exatamente o melhor time na época que o Jordan chegou; era relativamente fácil ter acesso se você fosse um fotógrafo. Se você pedisse para fotografar um jogo dos Bulls, era tipo, ‘Que horário você quer pegar? Onde você quer sentar?’. Então os primeiros anos fotografando o Jordan, eram apenas alguns de nós. Jordan transformou aquela franquia completamente. Ele era extraordinário. Mas ninguém sabia o tamanho da mudança que aconteceria.

Você pode conferir a galeria completa neste link, e todas as fotos possuem um comentário (em inglês) de David Banks explicando sua perspectiva sobre aquele registro. Sensacional!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!