Ceatano Veloso - Hey Jude

Uma lenda brasileira se juntou a uma verdadeira lenda da música mundial quando Caetano Veloso resolveu regravar o clássico “Hey Jude”, dos Beatles.

A versão já está nas plataformas de streaming e também pode ser ouvida logo abaixo na playlist oficial do Tenho Mais Discos Que Amigos!

Vale lembrar que a canção faz parte da trilha sonora do documentário Narciso em Férias (Globoplay), onde o cantor revela como a composição de Paul McCartney foi marcante para que ele superasse o período em que esteve preso na ditadura militar.

Caetano Veloso regrava The Beatles

Ao falar sobre a regravação, Caetano afirmou:

Digo, nunca tinha pegado o violão, sacado a harmonia e cantado mesmo. Nunca sequer
aprendi a letra inteira. No dia da filmagem da entrevista para o Narciso em Férias foi a
primeira vez. E ainda assim, quase só cantarolei. Por isso gravamos aqui em casa, eu e Lucas Nunes, tecladista e guitarrista da Dônica, ele fazendo o duplo papel de violonista e técnico de gravação, essa canção dos Beatles que era um anúncio de luz quando, na prisão, eu a ouvia no rádio de um sargento do PQD. Reouvindo aqui as canções mais marcantes de Sérgio Ricardo, vi que, mesmo as de maior sucesso na época em que foram lançadas, têm 14 mil, 22 mil, 108 visualizações.

Por acaso (por algoritmo), veio na lista de sugestões do YouTube “A Day in The Life” dos Beatles: 102.196.955 visualizações. Pensei na situação periférica do Brasil. Em ‘Hey Jude’ Lucas me ajudou, tocando violão, e mixando. Em referência aos rapazes de Liverpool (principalmente John Lennon), Lucas pôs ‘slap back’ em minha voz. Mas reduzimos o efeito a um mínimo que significasse homenagem pós-irônica (diria Zeca) às lembranças. Assim, ‘Hey Jude’ é a única faixa original, gravada recentemente em estúdio, single do filme. As outras são as que foram registradas durante a entrevista.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!