Kanagawaa
Foto: Mateus Augusto Rubim

Por mais que possa parecer distante, a cultura japonesa tem uma forte ligação com a brasileira. Como os bons antropofágicos que somos, alguns fragmentos da nossa realidade conversam diretamente com contribuições do Japão.

Temos localidades centradas nessa cultura, seja um bairro, como o da Liberdade (SP) ou um município, como Assai (PR). O próprio budismo, que tem origem japonesa, tem uma parcela expressiva de adeptos no Brasil. Poderíamos ficar horas por aqui citando os exemplos, mas queremos focar em um projeto musical em específico: Kanagawa, protagonizado pelo artista carioca Igor Pinto.

Com nome inspirado na xilogravura “The Great Wave of Kanagawa” (Katsushika Hokusai), o projeto reflete a grande inspiração de Igor na cultura japonesa. Isso fica claro no clipe oficial da recém lançada “Invader“. Não por acaso, o vídeo apresenta referências em detalhes como luzes, formas de escrita, é claro, em cenas de animes.

Sobre a novidade, Igor conta:

Desde o primeiro momento que comecei a trabalhar nessa música, existia uma visão muito forte de como queria trabalhá-la. A música em si era muito imagética. Ela tinha um norte muito bem definido na minha cabeça quanto à sua estética visual. E, por conta dessa visão e do contexto atual de isolamento, houve a possibilidade de colocar pra fora a arte da maneira que tinha enxergado desde o início. Como fui sempre muito apaixonado pela cultura japonesa, quis misturar características oriundas desse universo, seja com paisagens, animes ou com imagens filmadas em isolamento.

Abaixo, você confere com o vídeo, com exclusividade do TMDQA!

Jogo de cartas virtual (?)

A influência da cultura japonesa no Brasil vai além dos videogames, animes ou da gastronomia. Por sinal, você lembra da febre dos jogos de cartas, como Pokémon ou Yu-Gi-Oh!?

Pois bem, além das referências já citadas, o novo clipe do Kanagawa conta com o easter egg “Igão Card Game”. Em determinados momentos do clipe, aparecem na tela QR codes que direcionam o espectador para uma divertida carta. A ideia é montar uma coleção de cartas inspiradas nessa cultura. Nós já temos todas aqui, mas não vamos dar spoiler.

O prêmio da brincadeira envolve a audição do próximo single do projeto, cujo disco de estreia estará disponível em breve. Interessante, hein?

 

Ficha Técnica

  • Produção: Kanagawa e André Ribeiro
  • Engenharia de Som: Kanagawa, Renan Rocha e Rodrigo Soares
  • Gravação: Estúdio Flames (2019) e Home Studio (2020)
  • Mixagem: Otavio Bonazzi
  • Masterização: Otavio Bonazzi
  • Distribuição: Reverse Collective
  • Design Gráfico: Kanagawa

 

Love, Laugh, Lie or Cry

“Invader” simboliza, dentro do projeto Kanagawa, a indicação de novos ventos. Isso porque a faixa faz parte da divulgação prévia do novo disco do cantor.

Com previsão de lançamento ainda para o ano de 2020, Love, Laugh, Lie or Cry contará com oito faixas inéditas. O álbum será o primeiro lançamento cheio do artista carioca desde 2018, quando o EP Haunted Lovers veio ao mundo. Para saber mais sobre o EP, confira a nossa entrevista exclusiva com Igor.

Desta vez, como “Invader” bem adianta, as referências no synthpop estarão mais explícitas, em uma narrativa que também contempla o indie pop.

https://www.instagram.com/p/CEcMEzsJesN/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!