J Dilla
Foto por Johnny Tergo

14 anos após a sua morte, o rapper J Dilla está no centro de uma polêmica de direitos autorais.

Segundo a Rolling Stone, a empresa responsável pelos direitos da música “The Worst Band in the World”, lançada em 1974 no álbum Sheet Music da banda inglesa 10cc, está processando os responsáveis pelo disco Donuts lançado por Dilla em 2006 três dias antes de sua morte.

De acordo com os acusadores, o trabalho traz diversos samples legais, inclusive de nomes como Beastie Boys, James Brown e o próprio 10cc, mas não tinha os direitos para a canção em questão que teve trechos usados em “Workinonit”.

Tudo isso ganhou mais notoriedade porque, em 2017, a música de J Dilla foi utilizada em dois especiais de Dave Chappelle para a Netflix — The Age of Spin Deep in the Heart of Texas — que inclusive levaram o Grammy de Melhor Álbum de Comédia naquele ano.

A Music Sales Corp, detentora dos direitos de “The Worst Band in the World” desde 2019, alega que tem direito a pagamentos por uma ação “deliberada, intencional, maliciosa, opressora” dos acusados, que teriam relançado o álbum de 2006 em formatos novos e licenciado a música para o especial de Chappelle mesmo sabendo que não tinham esse direito.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Enquanto isso, você pode comparar as duas faixas pelos vídeos abaixo.

LEIA TAMBÉM: Yellowcard desiste de processo contra Juice WRLD após mãe se envolver

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!