Foto: Wikimedia Commons

David Byrne é considerado uma lenda da música por suas inúmeras contribuições, mas ele sempre se aventurou por outras artes — inclusive a atuação.

Ele juntou as duas quando gravou o filme Stop Making Sense com o Talking Heads em 1984 e fez uma esquete promocional em que se caracterizou como diferentes personagens entrevistando a si próprio. Por ali, no entanto, haviam personagens negros e o cantor usou a polêmica técnica de blackface para a gravação.

Continua após o vídeo

O vídeo foi trazido à tona recentemente e fez com que David fizesse uma série de publicações pedindo desculpas pelo acontecimento, além de pedir para que as pessoas tenham a “graça e compreensão para permitir que alguém como eu […] possa crescer e mudar”:

Recentemente um jornalista apontou algo que eu fiz em uma esquete promocional de 1984 para o filme ‘Stop Making Sense’ do Talking Heads. Na peça eu apareço como vários personagens diferentes entrevistando a mim mesmo, e alguns dos personagens retratados são pessoas de cor.

Eu tinha praticamente esquecido dessa esquete e estou grato que foi trazido à minha atenção.

Me ver nos vários personagens, incluindo black e brownface, eu reconheço que foi um grande erro de julgamento que mostrou uma falta de uma compreensão real. É como olhar para o espelho e ver outra pessoa — você não é, ou não era, a pessoa que pensava que era.

Nós temos enormes pontos cegos sobre nós mesmo — bom, eu certamente tenho. Eu gosto de pensar que estou além de cometer erros como este, mas claramente na época eu não estava. Como eu digo ao final do nosso espetáculo da Broadway, ‘American Utopia’, ‘Eu preciso mudar também’… e eu acredito que eu mudei desde então.

Espera-se que as pessoas tenham a graça e o entendimento para permitir que alguém como eu, qualquer um na verdade, possa crescer e mudar, e que o passado possa ser examinado com honestidade e responsabilidade.

Você pode ver os Tweets originais do cantor ao final da matéria.

David Byrne

Vale lembrar que o músico esteve envolvido em outra polêmica recentemente, quando foi acusado pelo ex-companheiro de banda Chris Frantz de um tratamento machista com a também ex-colega Tina Weymouth, além de Frantz descrevê-lo como uma pessoa egoísta e controladora.

Em meio a tudo isso, Byrne prepara o lançamento em filme de seu musical da Broadway American Utopia, com direção de Spike Lee. Saiba mais por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!