Bebel Gilberto
Crédito: divulgação

Um tempo atrás, Bebel Gilberto se reuniu com Mart’nália para gravar o clipe feito para a faixa “Na Cara”, que integra o disco AGORA, lançado pela filha do saudoso João Gilberto no último dia 21 através da gravadora belga [PIAS] Recordings.

Nesta semana, o vídeo, filmado no Rio de Janeiro apenas com um iPhone e dirigido remotamente por Erich Baptista, foi liberado nas plataformas de streaming.

A música foi escrita por Bebel e Mart’nália junto com Thomas Bartlett, que já trabalhou com nomes internacionais como Norah Jones, Florence + The Machine, Sufjan Stevens, St. Vincent e Yoko Ono. Thomas também assina a produção do recém-lançado álbum de Bebel, o primeiro dela em seis anos.

Verossímio

Verossímio
foto: Moisés Reyes

O cantor, compositor e instrumentista carioca Cadu Marconi, através do seu projeto Verossímio, disponibilizou nas plataformas digitais o single “O Molotov”. A faixa traz a participação de Luciane Dom e explora sonoridades que passeiam entre a nova MPB, a música alternativa, o soul e o afrobeat.

“‘O Molotov’ começou a ser escrita em 2013, no meio das manifestações. Deixei ela parada e retomei no ano passado, percebendo só agora que ela é uma visão pessoal de como seria hoje caso 2013 tivesse ‘dado certo’, se tivesse criado, ao contrário da onda conservadora, uma onda boa, como diz o refrão,” conta Cadu a respeito da canção, gravada junto com Luiz de Urjaiss (bateria e percussões), Braulio Almeida (teclados) e Thiago Garcia (trompete).

Marconi é ex-integrante da banda O Padre dos Balões, com a qual lançou EP 1 (2012) e EP 2 (2014).

The Gramophones

Gramophones
foto: divulgação

O grupo The Gramophones liberou no YouTube o clipe da versão acústica da faixa “I Alone”, que faz parte do segundo disco da banda, No One Believes You When You Lie (2014). O vídeo foi produzido pelo baterista José Monaco, que compôs a letra.

“‘I Alone’ é uma música que fala sobre passado, presente e futuro. Na música, diz para o passado ser esquecido, mas não em qualquer situação, apenas nas circunstâncias do que a letra diz mesmo. Sobre o futuro a letra diz para acreditar nele, pois virão coisas boas. E, pensando no presente, a letra diz para acreditar em você mesmo, metade no seu coração e a outra metade você é livre para fazer o que quiser,” explica o vocalista Felipe Rangel.

A regravação, lançada através da Electric Funeral Records, conta com a participação de Rafael Mimi (Nx Zero/Trago).

Humberto Effe

Humberto Effe
foto: Márcia Moreira

O cantor e compositor Humberto Effe, da banda Picassos Falsos, lançou a primeira música de trabalho do seu novo álbum solo, ainda sem título revelado.

A canção, que chega pelo selo Backing Stars com distribuição da Ditto Music, se chama “A Vontade e o Medo” e foi produzida pelo guitarrista JR Tostoi.

“Este single simboliza, entre tantas coisas, o retorno a um registro fonográfico meu solo e inédito, o que não acontecia desde 1995 quando lancei o álbum ‘Humberto Effe’ pela Virgin. E o primeiro de novas gravações e lançamentos que virão a partir desta canção,” conta Humberto.

João Perreka

João Perreka
foto: divulgação

O cantor e compositor João Perreka, junto com sua companheira, Marília Lopes, divulgou nas plataformas de música o single “Teu Café”, lançado em parceria com Selo Clam e a distribuição da Tratore.

A canção foi escrita pelo casal durante a quarentena e conta as dores e as delícias do cotidiano a dois, com o café simbolizando o cuidado e a segurança que fazem parte de um relacionamento amoroso.

“Estamos a pouco tempo morando junto e sempre que componho algo, peço a valiosa opinião da Marília, mas em ‘Teu Café’, comecei a primeira frase, ela complementou e com gravador de celular fomos criando a canção,” afirma João.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!