Lady Gaga
Foto: Reprodução/Twitter

O VMA 2020 ocorreu com muitos efeitos especiais, sem plateia e gravado em estúdio, mas reproduzindo a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, na noite deste domingo, dia 30.

A cantora Lady Gaga, usando inúmeros looks, foi o grande destaque da noite, levando para casa quatro prêmios, incluindo o de Artista do Ano e o Tricon Award, entregue pela primeira vez na premiação.

Foi The Weeknd, porém, o ganhador do prêmio mais importante da noite, de Clipe do Ano, com o vídeo de “Blinding Lights”. Em seu discurso, o cantor lembrou vítimas recentes de racismo e violência policial nos Estados Unidos, e também disse que seria difícil comemorar devido ao ano que estamos tendo.

O evento contou com performances de The Weeknd, Miley Cyrus, Maluma, BTS, Lady Gaga feat. Ariana Grande, Doja Cat, CNCO e Black Eyed Peas

O primeiro prêmio da noite foi entregue para Lady Gaga por sua parceria com Ariana Grande na faixa “Rain On Me”, justamente na categoria de melhor colaboração, apresentada durante o evento, e ganhadora da categoria de Música do Ano.

Foi Gaga, aliás, que deu a letra sobre como seria a noite, afinal apareceu no palco de máscara e pegou seu troféu de cima de uma bancada, sem ter contato com ninguém.

Enquanto Taylor Swift apenas surgiu num telão para agradecer o prêmio de melhor direção de clipe para o vídeo de “The Man”, o grupo CNCO e o cantor Maluma se apresentaram no formato drive-in, o colombiano recebendo inclusive de lá o troféu de melhor clipe latino para “Qué Pena”.

O grupo coreano BTS se apresentou pela primeira vez no evento, direto de seu país de origem, e ganhou o prêmio de Melhor Clipe Pop.

Antes disso, a performance de Miley Cyrus referenciou seu icônico show de 2013 no próprio VMA, em que ela apareceu em cima de uma bola de demolição cantando “Wrecking Ball”. Desta vez, porém, a cantora estava sentada num globo de festa.

O único momento em que o rock esteve presente no palco foi quando o baterista do Blink-182, Travis Barker, subiu para anunciar a vencedora da categoria de Melhor Clipe de Hip-Hop, e homenagear os artistas que se foram em 2020, já lembrando de Chadwick Boseman, que nos deixou na última sexta-feira, dia 28.

Outra questão relativamente polêmica envolvendo o gênero é que o Coldplay, considerado mais pro lado do Pop, levou o prêmio de Clipe de Rock do Ano.

Gravado e editado devido à pandemia, o VMA 2020 não teve espaço para surpresas, erros, improvisos e até os já clássicos momentos constrangedores protagonizados por alguns artistas.

VMA

Confira abaixo a lista completa de ganhadores do VMA 2020:

Clipe do Ano
The Weeknd – “Blinding Lights”

Tricon Award
Lady Gaga

Melhor colaboração
Lady Gaga feat. Ariana Grande – “Rain On Me”

Melhor direção
Taylor Swift – “The Man”

Melhor clipe caseiro
Justin Bieber feat. Ariana Grande – “Stuck With U”

Melhor Clipe Pop
BTS – “On”

Melhor Clipe de R&B
The Weeknd – “Blinding Lights”

Artista do Ano
Lady Gaga

Vídeo Para o Bem
H.E.R. – “I Can’t Breathe”

Melhor Clipe de Hip-Hop
Megan Thee Stallion – “Savage”

Melhor Artista Push
Doja Cat

Melhor Clipe Rock
Codplay – “Orphans”

Melhor Clipe Alternativo
Machine Gun Kelly – “Bloody Valentine”

Best K-Pop
BTS

Best Quarentine Performance
CNCO – Unplugged At Home

Best Cinematography
Lady Gaga feat. Ariana Grande – “Rain On Me”

Best Art Direction
Miley Cyrus – “Mother’s Daughter”

Best Visual Effects
Dua Lipa – “Physical”

Best Editing
Miley Cyrus – “Mother’s Daughter”

Best Group
BTS

Song Of Summer
Blackpink – “How You Like That”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!