Fernanda Young
Foto: Reprodução / Instagram

Já faz um ano que perdemos Fernanda Young, aclamada escritora e roteirista brasileira, cedo demais. Quem relembrou a artista foi Sarah Oliveira, ex-VJ da MTV, em uma sequência de tweets.

No aniversário de morte de Young (25), Sarah contou que tomou um café com a amiga na mesma semana em que ela se foi. A conversa entre as duas acabou se tornando uma emocionante conexão entre pessoas que se consideravam muito diferentes uma da outra.

Leia:

Na semana em que Fernanda Young se foi, a gente tomou um café na academia. [Quando] estávamos conversando, meu filho se aproximou e fez uma pergunta engraçada, e demos risada. Ele ficou meio puto com a gente ‘rindo da cara dele’ e ela contornou a situação. Ele voltou feliz pra brincar com os amigos. Eu disse: ‘você é foda’.

Ela fez cara de orgulhosa, olhou pra mim e me falou algo que ela já havia meio que escrito no Instagram uma vez e meio que comentado, durante a gravação de um programa meu. Mas, desta vez, ela foi bem direta:

‘Somos [muito] diferentes e eu estranhamente gosto muito de você. Não costumo gostar de gente que sempre está sorrindo e você sempre está sorrindo. Isso me irrita. Mas aí eu lembro que você não gosta de festa de natal e eu acho isso hilário. Você ama ser mãe, como eu. Ama viajar sozinha, como eu. Você não bebe cerveja, só vinho e só uma taça. Isso é chato. Aí lembro que você também é insone e chora de madrugada, como eu. Ouve Caetano Veloso trancada no quarto, como eu. Mas você não conta seus segredos. Quando eu conto minhas loucuras, você disfarça. Faz a misteriosa e me deixa curiosa. Então, eu concluí que você é a careta mais subversiva que eu conheço e eu amo esta ambiguidade.

Sarah ainda conta que ficou com os olhos cheios de lágrima, e que agradeceu pela descrição em dois minutos, dizendo: “Nunca mais precisarei de terapia”. A jornalista relata, ainda, que ficou dois meses sem conseguir ir à mesma academia após a morte da escritora.

Fernanda Young foi uma das pessoas mais generosas, geniosas e geniais que conheci. Saudade. Obrigada por tudo.

LEIA TAMBÉM: 5 séries para conhecer a obra de Fernanda Young

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!