Pearl Jam Ten

Há exatos 29 anos, em 27 de Agosto de 1991, o Pearl Jam revolucionava a música com a sua ótima estreia — o disco Ten.

Em um período transicional para o Rock, que saía dos tempos selvagens dos anos 80, a banda foi fundamental para popularizar a sonoridade Grunge e o fez graças a hits imensuráveis presentes na obra de 91 como “Alive”, “Even Flow”, “Jeremy”, “Black” e tantas outras.

Transitando por temas sombrios sob a profunda voz de Eddie Vedder enquanto traz um instrumental que navega pelo Rock clássico com riffs poderosos, Ten se tornou uma das estreias mais importantes da história e praticamente serviu como uma somatória de tudo que o gênero havia conquistado nos últimos 20 anos até então.

Continua após a postagem

Ten

https://www.instagram.com/p/CEZdlq0H9tH/

Em 1990, após a morte do vocalista Andrew Wood ter causado o fim da banda Mother Love Bone, onde tocavam o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard, o Pearl Jam surgiu graças à entrada do vocalista Eddie Vedder, do guitarrista Mike McCready e do baterista Dave Krusen.

Ainda chamada Mookie Blaylock na época em homenagem ao jogador de basquete de mesmo nome, a banda gravou o trabalho com o produtor Rick Parashar, da região de Seattle e responsável pelo disco de estreia do Temple of the Dog e títulos de bandas como Alice in Chains e Blind Melon.

Eles resolveram mudar de nome mas não desistiram do tributo ao atleta da NBA, decidindo por nomear o disco Ten graças ao número que Blaylock usava em sua camiseta.

A recepção inicial do disco foi boa pela crítica, mas as vendas eram apenas moderadas. Acontece que, em uma demonstração gigante do poder da MTV no início dos anos 90, o clipe de “Jeremy” foi veiculado à exaustão um ano após o álbum chegar ao mundo e serviu para elevar a popularidade dos caras.

Após engrenar de vez em 1992, Ten acabou entrando para a história, quebrando vários recordes e abrindo caminho para o que viríamos a conhecer como Rock alternativo no mainstream.

Relembre os clipes da obra e ela própria na íntegra logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!