Kurt Cobain em show com Mudhoney, Sonic Youth e mais

Acabaram de cair na internet vídeos raríssimos de uma noite de 1992 em que se juntaram num só palco o saudoso Kurt Cobain e as bandas Sonic Youth, Pavement e Mudhoney.

De acordo com o Brooklyn Vegan, as imagens e o áudio foram digitalizados recentemente e mostram, entre outros momentos, o líder do Nirvana fazendo um set acústico sozinho no palco e ainda tocando no final da noite com os integrantes de todas as bandas presentes.

Relatos publicados pelo site ainda contam que a recém-nascida Frances, filha de Kurt e Courtney, também estava nos bastidores dos shows.

Kurt Cobain

Segundo Greg Looney, em um comentário no YouTube, o Pavement abriu a noite e, logo na sequência, o Mudhoney tocou. Depois foi a vez de Kurt Cobain assumir o palco e tocar três músicas em versão acústica para, enfim, entregá-lo ao Sonic Youth, que fecharia o evento.

Eu tinha apenas 19 anos na época, mas nunca esquecerei aquela noite e um dos maiores shows que eu já vi.

Kurt mandou ver, inclusive, na clássica “Where Did You Sleep Last Night”, do lendário Lead Belly, que ganhou uma versão icônica no Acústico MTV do Nirvana.

Looney ainda escreveu que a última música da noite foi “The Money Will Roll Right In” com a maioria dos membros do Mudhoney e Sonic Youth, e ainda, Kurt Cobain.

Kurt e Courtney estavam andando nos bastidores e na plateia a noite toda com sua recém-nascida Frances Bean. Achei que fosse uma viagem!

A informação foi confirmada por Shayne Stacy, do Sacramento Music Archive, dono das imagens, que contou sobre como decidiu gravar os shows.

Segundo ele, pouco antes do show do Pavement ele correu até o carro, pegou seus equipamentos e posicionou em “um enorme campo de terra plana”. Hoje ele se queixa que deveria ter gravado de cima do palco, já que tinha apenas um tripé e acesso liberado aos bastidores.

Lembro-me de ter passado por Kurt e Courtney e vagamente ter visto um bebê. Mas Frances tinha apenas um mês de idade na época.

Você pode assistir aos vídeos registrados na noite de 26 de setembro de 1992, no Castaic Lake Amphitheatre em Castaic, na Califórnia, logo abaixo.

Por Felipe Tellis e Tony Aiex