Blockbuster Airbnb
Foto via Airbnb

O trailer de The Last Blockbuster já havia sido lançado, mas agora sabemos quando o documentário vai estar disponível: dia 15 de dezembro de 2020. A produção foi adquirida pela 1091 Pictures e vai contar uma viagem pela história da Blockbuster e como foi possível a sobrevivência da última loja da marca, na cidade de Bend, no estado de Oregon, nos Estados Unidos.

Esta mesma unidade deu o que falar no noticiário recentemente, após divulgar que estariam no AirBnb oferecendo uma noite de cinema para fãs que contratarem o serviço.

A ironia sobre o lançamento de The Last Blockbuster é que a produção vai sair justamente em serviços de streaming e aluguel de filmes on demand, os maiores responsáveis pela ruína econômica da gigante locadora azul e amarela.

Continua após o vídeo

Blockbuster e Netflix

Outra curiosidade sobre a relação da Blockbuster com os serviços de assinatura de streaming está ligada a uma das gigantes do mercado atual. Lá atrás, no ano 2000, a Netflix tinha apenas 300.000 assinantes, dependia do serviço postal dos Estados Unidos para entregar seus DVDs e estava perdendo dinheiro.

Como solução para esse problema, seus donos ofereceram o serviço à Blockbuster. A proposta colocava a Netflix à frente dos negócios online da parceria, sob o novo nome de Blockbuster.com, enquanto a Blockbuster seria responsável pelos DVDs físicos, gerando certa independência do U.S. Postal Service. O valor da aquisição?

50 milhões de dólares.

Mas a Blockbuster recusou.

Em março de 2020, para o terror dos antigos responsáveis pela locadora, o valor de mercado da Netflix atingiu a impressionante marca de 158 bilhões de dólares, ultrapassando inclusive a Walt Disney (fonte: Bloomberg). A empresa virou não apenas uma referência na indústria do entretenimento, mas a marca mais valiosa desse meio.

Enquanto isso, a Blockbuster está amargurando o também impressionante número de UMA loja aberta no mundo inteiro.

Será que eles se arrependeram?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!