Duff, Slash e Axl do Guns N Roses

Em 1988, o Guns N’ Roses surfava na onda do sucesso estrondoso de “Sweet Child O’ Mine” e se tornava uma das maiores bandas do mundo, se não a maior.

Acontece que algum tempo antes o grupo havia sido escalado para tocar no festival Monsters of Rock que aconteceu em Donington, no Reino Unido, e por ainda serem uma banda nova, ficou em uma posição bem longe dos headliners — naquela noite, o Megadeth e o Iron Maiden eram as atrações principais.

O Guns tocou logo depois do Helloween e a plateia ficou completamente insana. Em sua formação original, inclusive com Steven Adler, o grupo passeou pelos enormes sucessos de seu álbum de estreia e um relato de alguém que esteve lá pode resumir melhor como foi isso:

Depois que acabaram os aplausos ao Helloween, ao palco veio o Guns N’ Roses. Formação original clássica, incluindo Steven Adler — todos com seus cabelos loiros desgrenhados e sorridentes. ‘It’s So Easy’, ‘Welcome to the Jungle’, ‘Mr. Brownstone’. Eles foram demais. Slash era apenas uma Grande Cartola Tocadora de Guitarras. O Axl se impunha e fazia aquela sua estranha dança de cobra. Nunca tínhamos visto alguém fazer isso antes. Izzy e Duff eram descolados como Los Angeles. Todo mundo queria vê-los e as pessoas correram para a frente. Eu estava a uns 40 metros do palco, em frente à torre de som, mas até ao meu redor nós estávamos apertados como sardinhas um contra o outro. A banda pausou uma ou duas vezes enquanto indivíduos foram pescados da plateia lotada na frente. Eu não pensei muito sobre isso na época, mas alguns idiotas semi-jovens encontraram espaço para empurrar as pessoas na frente deles pra frente e riram das situações que criavam.

Tragédia do Guns N’ Roses no Monsters of Rock 1988

Como conta o relato, a banda teve que parar a apresentação algumas vezes por conta desses “idiotas”. A coisa chegou ao ponto de Axl Rose, infelizmente, “prever” uma tragédia: “não se matem, porra”, falava o vocalista de cima do palco, como se soubesse que algum tempo depois os alto-falantes do local iriam anunciar a morte de duas pessoas do público de mais de 107 mil presentes, um novo recorde à época.

Os jovens Alan Dick, de 18 anos, e Landon Siggers, 20 anos, foram encontrados deitados em uma camada de 10cm de lama, que praticamente cobria seus corpos falecidos.

O empresário da banda na época, Alan Niven, chegou a relembrar a tragédia em um documentário (via RadarOnline) e citou a biografia de Slash para cravar: “depois de Donington, nada mais foi remotamente sem preocupação”.

A banda não foi a única a aprender com as consequências dessa terrível noite. O festival de Donington foi cancelado no ano seguinte e muitas mudanças foram feitas, pois foram inúmeros outros feridos além dos dois mortos — que, aliás, nem se sabe se foram pisoteados ou esmagados.

Várias mudanças foram feitas no layout do festival, em especial tirando um pouco do “sufocamento” que acontecia por conta do posicionamento do palco. Para se ter uma ideia de como foi essa noite selvagem, você pode conferir um registro em vídeo disponível logo abaixo.

LEIA TAMBÉM: Guns N’ Roses e a música que ajudou a resolver um caso de assassinato nos EUA

Por Felipe Ernani e Tony Aiex

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!