Henry Rollins e Maynard James Keenan (TOOL)
Fotos via Wikimedia Commons

Undertow é um dos melhores discos de estreia da história, e consolidou o TOOL como uma das mais importantes bandas de sua época mesmo estando recém-chegada ao cenário.

Por lá, no entanto, um nome bem estabelecido da cena musical participou da faixa “Bottom” com um trecho de “palavra falada”: Henry Rollins, ex-vocalista do Black Flag.

O trecho em questão foi escrito originalmente pelo próprio Maynard James Keenan e parafraseado por Rollins; o próprio Keenan falou à Rolling Stone (via BrooklynVegan) que “a parte dele soava melhor para ele, a forma como ele fala, então só pareceu bem melhor ter a parte dele por lá”.

Vale lembrar que essa ligação entre os grupos se formou porque em 1992, antes mesmo de lançar o trabalho de estreia, o TOOL abriu alguns shows da Rollins Band. No entanto, Keenan diz (e ninguém sabe a veracidade disso) que a participação de Henry naquele mesmo ano veio como pagamento por uma dívida:

Ele tinha uma dívida de apostas com a gente por um tempo. Ele meio que é um jogador de poker ruim. Ele perdeu muita grana… tipo 3 mil dólares. Acontece que ele estava perdendo dinheiro das camisetas. Ele estava pegando emprestado da empresa de merch para jogar poker conosco e ele é muito ruim em blefar. Então a gente basicamente o destruiu, e foi assim que conseguimos que ele tocasse no álbum.

Acredite no que quiser, mas o fato é que é sensacional poder reviver esse momento graças a um vídeo compartilhado pela produtora Sylvia Massy em 2016 e relembrado recentemente pela BrooklynVegan. Ele está disponível logo abaixo!

Henry Rollins gravando com o TOOL

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!