Billie Eilish em 2019
Foto de Billie Eilish via Shutterstock

A Convenção Nacional Democrata anunciou nesta sexta-feira (14 de Agosto) os artistas que irão se apresentar na edição deste ano. Entre eles estão Billie Eilish, Jennifer Hudson, John Legend, Leon Bridges, The Chicks, Common, Billy Porter, Maggie Rogers, Prince Royce, Stephen Stills e outros.

A cerimônia acontecerá entre os dias 17 e 20 de Agosto e será transmitida online pelo site do evento (via Variety).

Stephanie Cutter, executiva do Programa de Convenção de 2020 informou que o evento será diferente dos anteriores e ainda aproveitou para alfinetar o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump:

Será realmente uma convenção em toda a América, e esses artistas incríveis nos ajudarão a contar a história de onde estamos como um país hoje sob a liderança fracassada de Donald Trump, e a promessa do que podemos e devemos ser com Joe Biden como presidente.

Biden é o candidato democrata à presidência dos EUA e anunciou na última terça-feira (11 de Agosto) a senadora Kamala Harris como sua vice-presidente. Sua nomeação, como te contamos aqui, teve um retorno positivo de alguns artistas como Taylor Swift, Nick Jonas, Pharrell Williams e outros.

A escolha dos artistas

Com o intuito de atingir um novo público, os democratas pensaram estrategicamente para a escolha de certos artistas que vão se apresentar na cerimônia.

Ainda de acordo com a Variety, John Legend sempre se mostrou motivado politicamente por causas relacionadas à campanha democrata. O ator e cantor Billy Porter já se declarou abertamente gay.

O grupo The Chicks, antigo Dixie Chicks (que decidiu alterar seu nome porque a palavra “dixie” tem conotações racistas), se viu banido do cenário country em 2003 por ter criticado o então presidente dos Estados Unidos, o republicano George W. Bush, e marca com essa participação um retorno da junção entre música e política para as cantoras.

Além dos artistas citados, o evento conta com Prince Royce que é um representante da indústria da música latina e se posiciona sobre igualdade de tratamento para todos. E, se distanciando um pouco da faixa etária dos outros cantores, a presença da cantora Billie Eilish, de 18 anos, que normalmente se esquiva de comentários relacionados a política, mas tem apoiado causas ambientais e outras tendências democráticas.

Sobre as apresentações da cerimônia, o anúncio diz:

As apresentações – que vão desde interpretações do hino nacional a clássicos americanos e novas canções – devem atrair novos espectadores que podem não ter acompanhado as convenções dos anos anteriores, garantindo que a Convenção Nacional Democrata 2020 envolverá mais americanos do que nunca antes.

Ainda não foi confirmado o dia exato da apresentação de cada artista, mas haverá atrações musicais em todos os dias da convenção. Alguns momentos da cerimônia serão transmitidos do centro de convenções de Milwaukee, sede presencial da convenção neste ano. Porém, o anuncio não revelou se os artistas irão realizar suas performances diretamente do local ou remotamente.

LEIA TAMBÉM: em 2000, perto do fim, Rage Against The Machine fazia show surpresa intenso em Los Angeles

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!