Kendall Jenner usa camiseta do Slayer
Foto: feelnumb.com

Há algum tempo, o debate sobre celebridades que não têm qualquer ligação com o Metal poderem ou não usar camisetas de bandas do gênero acontece.

Por incrível que pareça, mesmo que nós já estejamos em 2020, essa discussão parece não ter fim e ganha mais um capítulo depois de uma declaração de Chris Motionless, vocalista do Motionless in White, em resposta a um fã (via Metal Hammer):

Pode ser irritante ver as Kardashians usando camisetas do Slayer e do Iron Maiden, e aí todas essas outras modelos que não têm nenhuma afiliação ao Gótico ou ao Metal. Isso não deveria obstruir as pessoas que realmente vivem esse estilo de vida de aproveitá-lo ou fazê-las se sentirem envergonhadas por isso, ou se preocupar que os outros irão roubar seu estilo. Elas podem parecer assim e usar essas roupas, mas elas não vivem esse estilo de vida e até que elas vivam, o que não irão fazer, elas vão direto à próxima moda. Eu acho que qualquer um pode encontrar conforto no fato de ser apenas uma moda, é algo para ficar bravo, mas não deixe isso ir muito à fundo na sua mente porque elas vão se mover para algo novo enquanto você pode continuar como sempre esteve.

Ok, a resposta de Chris foi até relativamente centrada. Mas, mesmo que seja apenas uma moda, qual o problema? Será que realmente é caso de “ficar bravo”, como ele mesmo diz?

E outra: quem é que tem acesso às bibliotecas musicais das garotas? E se elas forem realmente fãs do gênero, haveria algum problema?

É sempre interessante lembrar da treta de Justin Bieber com o TOOL, que rendeu até um especial por aqui tentando responder justamente esse último questionamento, e que acabou com o próprio Maynard James Keenan recuando e o chamando de “garoto bom”.

Celebridades usando camisetas de bandas de Metal

O argumento dos mais conservadores nesse aspecto, como exemplificado pelo caso de Digão (Raimundos) criticando a cantora Joelma quando esta se vestiu com uma jaqueta Punk com referências a bandas como Discharge e Misfits, é de que “pra usar, tem que ouvir e amar”.

Na época, choveram críticas ao vocalista e guitarrista e inclusive surgiram declarações como “deve ser horrível ter 14 anos e ser aprisionado no corpo de um homem de 50”. De fato, o que tem de tão ruim nisso? Para a banda, é uma maior propulsão da sua imagem e que pode até fazê-la chegar a um novo público.

Felizmente, temos também o exemplo inverso: quando Billie Eilish vestiu uma roupa do Type O Negative, a banda logo compartilhou a foto e elogiou o talento dela e de seu irmão, o produtor e artista FINNEAS, ainda agradecendo pelo carinho mostrado à banda.

Custa entender?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!