Inquérito
Foto por Cassia Belini

Definitivamente, o período de pandemia é um período de saudades. Para Renan Inquérito, no entanto, a saudade não é do passado.

Em sua nova faixa “Saudade do Futuro”, o rapper fala sobre o tão presente desejo de um retorno aos tempos em que estava tudo bem — mas “se o passado já foi e nada do que passou volta, temos que esperar alguma coisa boa do futuro”, afirma Renan.

Com exclusividade ao TMDQA!, ele explica melhor esse conceito e como ele se aplica não apenas ao período de pandemia. “A cada dia sentimos que o tempo passa mais depressa”, garante antes de ressaltar que “faz frio no verão e calor no inverno, uma loucura nos termômetros e nos ponteiros”.

Inquérito elabora falando que essa mistura do tempo se estende aos seres humanos, podendo “nos mover ou nos estacionar” dependendo de como enxergamos e sentimos:

O passado pode ser uma desculpa pro dia de hoje ou simplesmente algo que se quer esquecer, superar, uma alavanca pra um futuro diferente. E o futuro é aquilo né? Incerto, às vezes dá medo, às vezes esperança. O Raul Seixas falava: ‘o hoje é apenas um furo no futuro por onde o passado começa a jorrar’, o Cazuza cantou ‘o tempo não pára’, falou também de um ‘museu de grandes novidades’, enfim, essa mistura doida, eu costumo dizer que ‘o passado é um presente pra colher no futuro, só que a gente mata o tempo pra receber o seguro’.

Na música, em meio a tantos versos impactantes, um certamente chama a atenção: “o tempo é uma criança barbuda”. A frase, que o autor descreve como uma “viagem minha”, diz basicamente que “o tempo é novo e velho ao mesmo tempo, nasce e morre a todo momento”. Ao mesmo tempo, o conceito vai além e engloba até a própria personalidade do artista:

Com o tempo aprendemos a ficar mais calmos e mais serenos, levar a vida com menos peso, como uma criança mesmo, ter a maturidade de um adulto e pureza de uma criança, seria um sonho né? [risos] Porque elas são alegres, leves, até cantei isso já, “quando eu crescer eu quero ser criança”, acho que eu sou essa criança barbuda. [risos]

Veja o clipe da canção a seguir!

Continua após o vídeo

Renan Inquérito

Há mais de 20 anos no “relacionamento” com o Rap, Inquérito se prepara para colocar no mundo o seu novo “filho desse casamento”, o oitavo em sua carreira. O álbum i(SOL)amento, que contará com “Saudade do Futuro”, tem lançamento previsto para 22 de Setembro, dia de início da Primavera.

A escolha não é por acaso, já que ele acredita que a data pode simbolizar um reflorescimento. Ele garante ter fé que haverá uma “antropofagia da pandemia”, porque “não é possível que passamos tudo isso pra nada”. Renan ainda completa:

Assim como todo mundo, durante esse período passei por processos distintos, foram duras e dores, foras e flores, mas confesso que tenho vivido um misto de quarentena e libertação, tenho usado a arte como liberdade. Criar foi minha única Cura! Então decidi transformar tudo isso num grande projeto, usar essa palavra pra algo bom, subverter seu significado, por isso i(SOL)amento, vai ter disco, vai ter livro, vai ter vídeo, podcast e tudo mais. Vou compartilhar minhas criações na quarentena com vocês, as músicas que estão nascendo, as poesias que estou fazendo e refazendo, o processo de escolha, enfim, uma verdadeira auto-curadoria, onde sou criador e curador, de mim mesmo, na arte e na mente. Quero crer que depois da pandemia vem a primavera!

Estamos na mesma torcida por aqui! Fique ligado para novidades sobre o trabalho de Inquérito.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!