Fábio Porchat,
Reprodução/Instagram

Fábio Porchat sempre teve uma voz ativa socialmente em todos os projetos que se envolveu, em especial no Porta dos Fundos que sempre traz temas relevantes em seus vídeos com teor humorístico.

Um exemplo disso é o vídeo que foi divulgado em meio aos protestos nos EUA pela morte de George Floyd. Com o título “NOTA DE REPÚDIO”, a esquete escancarou questões do racismo estrutural e do privilégio branco e o ator, humorista e apresentador esteve por lá servindo justamente como um exemplo deste último fator.

Continuando a abordar o tema, Porchat está liderando uma campanha em que ele próprio se coloca como “Racista em Desconstrução” e incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo; famosos como Nany People já aderiram, inclusive.

Além de postar em seu Instagram uma foto com a frase em questão, Fábio escreveu um texto explicando do que se trata:

É chocante e desconfortável, mas é a verdade.

É essencial e urgente que eu diga isso antes que mais vidas sejam prejudicadas.

Carrego em mim preconceitos estruturais e estou aqui pra dizer que participei dessa construção nociva, e de forma perigosamente sutil, absorvi e reproduzi o idioma do racismo com fluência.

Não sei quantas vezes eu fui tóxico ao longo da vida, mas a partir de agora EU SOU UMA RACISTA EM DESCONSTRUÇÃO e começo o trabalho de transformação.

Esta é uma inciativa humanitária do movimento ‘EM DESCONSTRUÇÃO’ que luta para combater e conscientizar sobre preconceitos estruturais.

Você pode conferir a publicação original abaixo. E aí, o que achou da iniciativa?

Fábio Porchat, “Racista em Desconstrução”

https://www.instagram.com/p/CDoDlQOHgP2/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!