Elza Soares e Flavio Renegado
foto: Pedro Loureiro

Elza Soares, que recentemente comemorou 90 anos de idade, liberou nas plataformas digitais a canção “Negão Negra” em parceria com Flávio Renegado, autor da música junto com Gabriel Moura.

A faixa, lançada pela gravadora Deck, alia o rap à batidas eletrônicas em letra que fala da luta atemporal contra as injustiças sociais.

“Estamos atravessando um momento chato, mas lutamos contra esse horror do preconceito racial. Para isso canto uma música que fala lindo de nossa Mãe África, uma mamãe preta. O Flávio Renegado é bom demais e pedimos atenção à letra da música: uma letra que deixo ‘modernona’ ao meu jeito,” afirma Elza.

“Essa música é um presente do início ao fim. Tanto por compor ao lado desse gigante chamado Gabriel Moura quanto pelo prazer indescritível de fazer um dueto com a Voz do Milênio. Elza é a síntese de tudo pelo o que luto e acredito; uma mulher preta que sempre lutou e nunca se deixou calar e conseguiu chegar lá. Essa música é o meu hino, uma prece, uma conexão direta com meus irmãos e os nossos ancestrais,” completa Flávio.

A canção recentemente ganhou clipe dirigido por Pablo Gomide, com imagens cedidas por Ninja e Noon Films. O vídeo mistura registros de bastidores das gravações em estúdio e cenas do cotidiano carioca, gerando um contraste entre as belas paisagens e a violência racial presenciada todos os dias pela população preta e favelada.

SANDRO

SANDRO
foto: reprodução

O músico SANDRO divulgou no YouTube o clipe para a música “tumtum e dance”. A letra foi escrita pelo artista a partir de uma conversa com um amigo, que o apresentou ao clássico do axé “A Roda”, lançado por Sarajane no final dos anos 1980.

“Ficamos perplexos como um loop era tão bom de ficar ouvindo. E que também funcionava como um mantra. Um dia, sozinho em casa, dançando como de costume ao som do Robertinho do Recife – “Baby Doll de Nylon” – resolvi gravar um um beat de LinnDrum e assim logo veio a melodia e um refrão bem rítmico,” revela o compositor.

O vídeo traz a participação de profissionais da música que, diante da pandemia da Covid-19, estão sem contratos vigentes ou remunerações garantidas. Foi a forma que SANDRO encontrou para ajudar na divulgação do projeto solidário Backstage Invisível, que angaria recursos para auxiliar profissionais de bastidores.

In The Rosemary Dreams

In The Rosemary Dreams
foto: divulgação

O trio curitibano In The Rosemary Dreams disponibilizou no YouTube o clipe feito para a faixa “Death United Us”, composta durante a quarentena.

A banda estava em turnê de divulgação de seu último EP até Janeiro de 2020 e planejava entrar em estúdio para novas gravações quando os planos foram interrompidos pelo coronavírus.

Para não deixar de produzir, o grupo gravou a nova canção e realizou um vídeo em preto e branco, que se associa ao clima pesado e dramático da letra.

bossa noise

bossa noise
foto: @zrecht

O cantor, compositor e multi-instrumentista paulistano bossa noise liberou nas plataformas de música o EP Flutuar, que traz sete músicas em resposta às próprias inquietudes do artista de 25 anos ao longo do isolamento social.

Outras Frequências

Outras Frequências
foto: divulgação

O grupo sobralense Outras Frequências, liderado por Anderson Aragão, disponibilizou nas plataformas de streaming o clipe feito para a canção “Páginas Rasgadas”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!