Notícias

Neil Young processa Donald Trump por uso indevido de música; entenda

Depois de um bom tempo ameaçando, Neil Young cumpriu sua promessa: o músico está processando Donald Trump.

O assunto é longo e delicado, já que envolve uma prática de anos na qual o presidente usa músicas sem autorização durante suas campanhas. Nas últimas semanas, o tema veio à tona novamente com uma carta aberta assinada por dezenas de artistas que passaram pela mesma dor de cabeça.

Advertising
Advertising

Young, por exemplo, está nessa luta desde 2015, quando Trump usou “Keep on Rockin’ in the Free World” pela primeira vez. Desde então, o músico vem pedindo insistentemente para que ele deixe de usar suas faixas, já que não quer ser relacionado com o político.

No documento, que Neil compartilhou (via CoS), o músico alega:

A campanha de Trump tem ignorado de má vontade as objeções passadas de [Neil Young]. Mesmo sabendo delas, tocou [sua música] apesar de não ter uma licença e apesar de saber que ela é necessária para tanto.

Agora é ver no que dá!

A cartada de Trump

Como também te contamos por aqui, o presidente tem acesso a um catálogo através da BMI com mais de 15 milhões de faixas. Apesar disso, a organização se reversa ao direito de excluir canções desse catálogo caso o artista ou banda demande.

Isso aconteceu recentemente, após uma ameaça de protesto partindo dos Rolling Stones, que também não querem suas músicas relacionadas ao laranjão.

Published by
Stephanie Hahne