The Ballroom Blitz, casa noturna de Beirute
Foto via Mixmag

Ontem, como você já deve ter visto, ocorreu uma inacreditável explosão em Beirute, capital do Líbano.

O evento catastrófico resultou em imagens impressionantes, que pareciam ter saído de um filme, e deixou muita destruição através da cidade. Os fãs de Dance e música eletrônica na cidade, por exemplo, viram o bairro que abrigava boa parte das casas noturnas dedicadas ao gênero ser virtualmente desintegrado, afirma o The Guardian.

Como conta a Mixmag, alguns locais como o The Ballroom Blitz, que está representado na foto acima, estavam bem próximos ao epicentro da explosão e ficavam próximos à zona portuária da cidade. Outras boates afetadas são a The GärtenThe Grand FactoryAHMB018, esta última tendo passado por uma reforma incrível recentemente e com um histórico de mais de 20 anos contratando DJs.

Outro lugar que a publicação afirma ter sido afetado é a histórica The Egg, que se transformou de um cinema brutalista em um local de realização de raves ilegais, inclusive com recentes festas anti-governo acontecendo por lá.

Falando à Mixmag, o co-fundador do The Ballroom BlitzMoe Choucair, deixou bem claro que nada se compara às perdas da cidade:

O distrito de casas noturnas é de fato próximo à zona portuária mas o dano não significa nada à nossa equipe em comparação ao desastre apocalíptico que o nosso país sofreu.

Explosão em Beirute

Após a explosão, que já deixou pelo menos 100 mortos e 4000 feridos, o governo do Líbano declarou estado de emergência pelas próximas duas semanas. Isso implica em total poder aos militares na capital.

O governador de Beirute estima os prejuízos à cidade em mais de R$15 bilhões e os vídeos que circulam pela internet mostram, de fato, um cenário completamente apocalíptico e uma destruição poucas vezes vista neste mundo.

As causas da explosão ainda são investigadas, mas o governo já declarou prisão domiciliar temporária a alguns oficiais portuários até esclarecer o porquê de 2750 toneladas de nitrato de amônio terem ficado guardadas em um armazém por anos.

Foi isso que, somado ao acidente com um navio que carregava fogos de artifício, causou tudo que aconteceu na capital libanesa.

A situação por lá está bastante complicada e os hospitais estão lotados, com os especialistas em resgates ainda vasculhando a cidade por pessoas possivelmente presas nos escombros da destruição. Se conseguir, você pode ajudá-los por este link.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!