TheirTube

O grande negócio dos algoritmos do YouTube é te recomendar vídeos que estão dentro das suas preferências, mas é bem provável que em algum momento você já tenha tido curiosidade para ver como seria um algoritmo completamente diferente do seu. E o aplicativo online TheirTube serve pra te mostrar justamente isso.

O projeto do desenvolvedor Tomo Kihara te permite experimentar a plataforma de vídeos sob seis diferentes personalidades: conspiracionista, “prepper” (pessoas excessivamente cautelosas), conservadores, liberais (o que nos EUA serve para descrever progressistas), frugívoros e negacionistas das mudanças climáticas.

Usando o TheirTube, você pode clicar em cada uma das personalidades e entender quais vídeos são recomendados pelo algoritmo do YouTube de pessoas cujo histórico inclina mais para esses lados.

Em entrevista ao Mashable, Kihara explica que os perfis foram montados com base em usuários reais e inspirados nas próprias recomendações destes.

TheirTube

No caso dos conspiracionistas, por exemplo, ele explica que foram vídeos do YouTuber Shane Dawson e canais relacionados ao BuzzFeed que fizeram o algoritmo levar o usuário para teorias como a do PizzaGate, que afirma que o porão de uma pizzaria em Washington (capital dos EUA) abrigaria um centro de tráfico de crianças com o envolvimento da ex-candidata à presidência Hillary Clinton. Para esclarecer: uma pessoa armada chegou a invadir a loja e descobriu que não há um porão nessa pizzaria.

Kihara explica:

A recomendação dos algoritmos do YouTube engloba cerca de 70% das visualizações na plataforma, e ainda que seja útil, ela pode mostrar os mesmos pontos de vista repetidas vezes, confirmando e ampliando seu viés existente. Isso pode às vezes levar as pessoas a terem crenças e ideais radicais.

Essa questão tem sido exaustivamente cobrada pelos usuários do YouTube, e avanços têm sido feitos mas o problema de modo geral ainda persiste. Enquanto não chegamos a um modelo ideal, você pode acessar o TheirTube por aqui e entender um pouco como vão sendo formados esses “pontos de vista”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!