Fotos via Reprodução/Instagram

Como te contamos por aqui, recebemos nos últimos dias uma triste notícia relacionada ao icônico seriado Chaves e seus derivados, como o Chapolin.

O canal brasileiro SBT emitiu um comunicado dizendo que não poderá mais exibir episódios das séries por causa de um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias.

Obviamente, o acontecimento causou repercussão — afinal de contas, ele estava no ar aqui no Brasil há 36 anos. E tudo isso chegou até Florinda Meza, conhecida por viver a inesquecível Dona Florinda nos programas de TV.

Em seu Instagram, a atriz fez uma declaração emocionada sobre tudo que veio acontecendo e descreveu como uma “agressão às pessoas” que mais do que nunca precisam do entretenimento neste período difícil da história mundial.

Você confere tudo que ela escreveu abaixo e nossa tradução logo em seguida, além de mais informações sobre o caso.

Declaração de “Dona Florinda” sobre saída de Chaves da TV

https://www.instagram.com/p/CDXtXkdpRVM/?utm_source=ig_embed

O que acho de deixarem de transmitir os programas de Chespirito? Ainda que não tenha nada a ver porque inexplicavelmente não fui chamada para as negociações, acredito que justo agora, quando o mundo mais precisa de entretenimento, fazer isso é uma agressão às pessoas. Mais ainda, vai contra os seus próprios interesses comerciais, porque neste momento queremos ver tudo aquilo que nos lembre que o mundo já foi melhor. Chespirito já é um programa cultuado. Faz parte do DNA dos latinos, o levamos na nossa memória genética. Agir como se fosse cortá-lo é uma medida pouco inteligente.

É triste comprovar como sua própria casa, a quem você deu milhões de dólares, é onde você é menos valorizado. Nunca pensei que chegaria a dizer isso, mas pela primeira vez penso ‘que bom que meu Rober [Roberto Gómez Bolaños, que vivia o Chaves] não está nesse mundo!’. Este ato incompreensível chuta sua memória e o que ele mais respeitava: o público. Talvez alguns executivos sem visão queiram apagálo, mas no coração e na memória das pessoas boas que sempre o seguiram, ele estará mais vivo do que nunca. Não é verdade?

Chaves no Brasil

De acordo com Flavio Ricco, do R7, a questão toda sobre a transmissão das séries está entre o canal Televisa, dono dos direitos, e a empresa Chespirito, que é dona dos textos e cuida das obras relacionadas ao universo de Chaves.

O compromisso com esta acabaria em 31 de Julho e já haveria acordos verbais para renovação, mas a coisa complicou e a partir de amanhã (01 de Agosto), os episódios já não poderão mais ser exibidos.

Quem está à frente da Chespirito é Roberto Gómez Fernandez, filho do saudoso Roberto Gómez Bolaños, e há relatos de que ele estaria negociando os direitos da obra do seu pai com alguma plataforma de streaming.

Entre boatos e poucas informações, fala-se na possibilidade da Netflix ou até mesmo na criação de uma plataforma própria para transmitir e comercializar os episódios de Chaves.

Vale lembrar que o canal da TV paga Multishow também vinha transmitindo episódios de Chaves Chapolin, mas a decisão vale para todos, já que a “fonte” é a mesma, o que significa que pela primeira vez em quase 40 anos a TV brasileira ficará sem a transmissão de episódios do simpático personagem mexicano.

Abaixo, você pode conferir o comunicado oficial do SBT sobre essa situação.

Comunicado do SBT

São Paulo, 31 de julho de 2020 – A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!