TikTok
Foto Stock via Shutterstock

É bem provável que você conheça a plataforma TikTok de uma forma ou de outra.

Se for jovem, deve ter seu perfil por lá e criar/acompanhar vídeos curtos feitos com muita criatividade, edições interessantes e “desafios” que catapultaram músicas como “Old Town Road”, do Lil Nas X, pelo mundo todo.

Se for um pouco mais velho, provavelmente já deu uma bisbilhotada para saber do que se trata e entender por que tem tanta gente por lá.

Acontece que a plataforma que deveria ser ligada apenas à diversão está no meio de uma disputa política e tem o presidente dos EUA, Donald Trump, no centro das atenções.

Isso porque o mandatário norte-americano comprou uma briga com a ByteDance, desenvolvedora chinesa do aplicativo, e pessoas próximas de Trump chegaram inclusive a dizer que o app coleta informações dos seus usuários para enviá-las ao Partido Comunista Chinês, que manda no país.

Nas últimas horas, Trump foi mais incisivo e chegou a dizer que iria “banir” o TikTok nos Estados Unidos, em uma atitude pra lá de autoritária que parece ter a ver com o fato de que Donald aparece cada vez pior nas pesquisas eleitorais para a eleição dos próximos meses.

Resposta do TikTok

Após as declarações do presidente dos EUA, a empresa se pronunciou através de Vanessa Pappas, gerente do TikTok nos Estados Unidos, que disse (via Rolling Stone):

Nós ouvimos o imenso apoio de vocês e gostaríamos de agradecer. Não temos planos de ir a lugar algum. O TikTok é lar para criadores e artistas se expressarem, expressarem as suas ideias e conectarem com pessoas de passados diferentes, e temos muito orgulho das várias comunidades que chamam o TikTok de lar. Eu também tenho muito orgulho dos 1.500 empregados dos EUA que trabalham nesse app todos os dias e os 10.000 empregos adicionais que iremos trazer a esse país nos próximos três anos. Eu estou empolgada pelo nosso fundo de criadores dos EUA, onde acabamos de anunciar 1 bilhão de dólares para apoiar os nossos criadores, e quando o assunto é segurança, estamos criando o app mais seguro de todos os tempos porque sabemos que é a coisa certa a ser feita. Então nós apreciamos o apoio, estamos aqui para o longo prazo e continue compartilhando a sua voz por aqui, vamos todos apoiar o TikTok.

Há alguns dias, quando pessoas importantes do governo norte-americano deram a entender que o app “roubava dados” de seus usuários para mandar à China, os responsáveis pelo TikTok no Brasil disseram, em contato com o TMDQA!:

O TikTok é liderado por um CEO americano, com centenas de funcionários e líderes-chave em segurança, produtos e políticas públicas nos EUA. Não temos outra prioridade senão promover uma experiência de aplicativo segura e confiável para nossos usuários. Nunca fornecemos dados dos usuários ao governo chinês e nem o faríamos se solicitado.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!