Recentemente, recebemos uma das melhores notícias de 2020 quando soubemos que o Charlie Brown Jr. e o saudoso vocalista Chorão serão homenageados pelo seu legado ao skate com a presença da faixa “Confisco” no game Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, remake dos dois primeiros jogos originais da franquia.

Ao mesmo tempo que muitos ficaram felizes com essa conquista, teve gente se perguntando por que a canção que está no álbum Preço Curto, Prazo Longo (1999) foi a escolhida. Aqui no TMDQA!, inclusive, nós montamos uma playlist com 30 músicas brasileiras que deveriam estar em Tony Hawk’s e o CBJr. apareceu com “Rubão, o Dono do Mundo”.

Acontece que, quer tenha sido esse o motivo ou não, “Confisco” tem uma história pessoal incrível de Chorão e serve como um exemplo de superação do músico e da banda, além de também funcionar como um protesto à condição desumana das pessoas que vivem constantemente ameaçadas pelo risco de despejo de suas moradias.

Em entrevista à MTV Brasil (via Genius) em 2000, o vocalista falou:

A letra eu fiz porque fui despejado algumas vezes por dificuldade financeira, morô. Apesar do meu pai trabalhar pra caramba, algumas vezes ele teve dificuldade pra pagar o aluguel, então tipo, é uma coisa desde pequeno, assim, eu sou despejado. Já fui despejado várias vezes, então é uma coisa que tá no meu inconsciente mesmo, o lance do oficial de justiça, daquele lance de ‘a campainha tocou e é o oficial de justiça com o dono do apartamento e mais um advogado’ e botava pra fora mesmo.

Passeando entre as perspectivas do morador despejado, do oficial de justiça e de um narrador que observa de fora, “Confisco” é sem dúvidas um símbolo de como a música (e o skate, por que não?) podem mudar a vida de alguém que constantemente enfrenta obstáculos em sua vida.

Certamente o Brasil vem muito bem representado.

Charlie Brown Jr. e Tony Hawk’s Pro Skater 1+2

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 foi anunciado em Maio e já havia sido garantido que a trilha sonora original — com nomes como Dead KennedysRage Against the MachineGoldfingerBad Religion e mais — estaria presente no remake.

Agora, soubemos que o game terá 37 novas canções para inspirar os jogadores e, claro, “Confisco” é uma delas. Outros grandes nomes como Sublime, Less Than Jake, Reel Big Fish, Strung Out The Ataris também estarão por lá e você pode conferir a lista completa por aqui.

Vale lembrar que a inclusão do CBJr. foi o resultado de um esforço coletivo dos brasileiros que contou até com o skatista Bob Burnquist, o qual disse que pressionou Tony Hawk para que a homenagem se tornasse realidade.

O jogo já está em pré-venda para PS4, Xbox One e PC e abaixo você confere a nossa playlist de bandas brasileiras e a oficial dos desenvolvedores.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!