10 fotos dos anos 2000 que dão nostalgia
Fotos via Reprodução/Twitter

Coloque seu cinto de rebite, faça seu login no Orkut, dê o play nos Summer Eletrohits e se prepare para voltar aos anos 2000 nessa sessão de nostalgia.

Um perfil do Twitter chamado Fingindo estar vivendo no passado tem simulado uma vida na década que praticamente define o “só quem viveu sabe” e, é claro, vem atiçando as pessoas mais saudosas de seus anos de juventude.

Criticada por muitos, a década de 2000 tem inúmeras características extremamente particulares e icônicas. E é claro que quem teve uma vida ativa nessa época vai lembrar bem de várias dessas coisas, especialmente ao revê-las.

É esse o objetivo dessa lista: te levar por uma viagem no tempo com 10 postagens de fotos encontradas nesse perfil. Vem com a gente!

10 fotos que vão te levar de volta aos anos 2000

O início dos memes

Por incrível que pareça, a internet já foi um lugar menos tolerante — em especial com o Funk. Bem no início dos memes, eram frequentes as brincadeiras como a do Tweet acima que deram origens a páginas (e subsequentemente termos) como Rock Wins e tantos outros.

Vale lembrar também, claro, de todas as horas gastas atualizado a página do 9Gag para ver as montagens mais recentes. Tempos mais simples!

As lan houses

Em uma época onde ter computadores bons o suficiente e uma internet rápida o bastante para os jogos online era um luxo para poucos, as lan houses viviam lotadas. Claro que muita gente alugava os computadores por outros motivos, mas certamente a maioria estava lá para jogar Counter-Strike ou algum MMORPG, como Ragnarok Online.

Saudades!

A ascensão e queda do Orkut

Antes do Facebook, o Orkut era a principal (e talvez primeira) rede social de milhões de brasileiros. Quantas amizades não se formaram em comunidades — ou mesmo relacionamentos amorosos — e quantos gostos musicais não foram moldados pelas mesmas…

Ele só viria a ser oficialmente desativado em 2014, mas alguns anos antes a sua queda teve início e pouco a pouco os usuários foram migrando. Porém, em 2020, continuamos odiando segundas-feiras!

PlayStation 2 e os camelôs

Para aqueles que tinham condição e gostavam de videogames, o PlayStation 2 era presença obrigatória. E, na época, os camelôs floresceram e se tornaram verdadeiras superlojas graças à negociação dos jogos “alternativos”, por assim dizer.

Mesmo quem tem como comprar os originais hoje em dia muitas vezes prefere ficar com os piratas, que acabam trazendo mais nostalgia. Agora, 3 por 10 reais? Realmente algo tinha que estar errado!

O Emo e a moda dos coloridos

Ah, a moda do Emo. A invasão desses grupos em locais como a Galeria do Rock, em São Paulo, fez parte de um movimento que perdura até hoje com bandas como a Fresno e o NX Zero, que acabou mas segue sendo influência para muitos.

Os “coloridos”, como ficaram conhecidas as bandas como o Restart e o Cine, duraram bem menos. Ainda assim, fala a verdade: você ainda tem aquela calça colorida no armário!

Os poupançudos

Certamente muitas crianças ficaram felizes quando os pais trouxeram pra casa os famigerados Poupançudos, os bonequinhos da Caixa Econômica Federal que começaram em 2009 e chegaram a ter edições especiais até 2014, ano no qual eles celebraram a Copa no Brasil.

Se você, como eu, sempre quis um mas era jovem demais para ter uma conta na época, vários deles estão disponíveis por preços bem razoáveis na internet. Relíquias!

As locadoras

Ver uma foto de uma locadora é uma dessas coisas que fala por si só. O Tweet ainda cita o filme do Scooby-Doo, “igual o do desenho”, que certamente marcou a vida de muita gente (inclusive deste que escreve!) na época de seu lançamento. Mas fala sério, dá saudade de uma boa e velha visita à locadora — até lembrar das multas acumuladas…

A “nova” Pepsi

Quem é que não se lembra dos limões que promoviam a famigerada Pepsi Twist, a Pepsi com um toque de limão? Caso você não saiba, o refrigerante continua sendo vendido e se estabilizou como marca, ainda que não tenha mantido o mesmo sucesso que durante o surto de popularidade em seu lançamento.

Tamagochis

Se você nunca teve um Tamagochi, talvez você não esteja preparado para ser pai ou mãe de pet! Estamos brincando, claro, mas pode ter certeza que muita gente aprendeu a cuidar bem de seus amigos graças ao trauma causado pelos brinquedinhos, que eventualmente “evoluíram” e se tornaram os NeoPets.

O fim do mundo em 2012

As previsões de que o mundo acabaria em 21 de Dezembro de 2012 deixaram todos pelo menos um pouco desconfiados. Ainda que a data marcada tenha sido apenas na década seguinte, foi justamente nessa década que a profecia começou a ganhar popularidade.

Tem gente que até hoje garante que tudo que estamos vivendo em 2020 é consequência desse suposto “fim do mundo”…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!