Joy Division e Red Hot Chili Peppers
Fotos via Wikimedia Commons

Em 2001, os ex-membros do Joy Division e integrantes do New Order naquele momento, Peter Hook Bernard Sumner, viveram uma situação inusitada.

Durante uma turnê com Moby, o respeitado músico eletrônico sugeriu que a dupla fosse ao palco com ele para tocar “New Dawn Fades”, canção do clássico disco Unknown Pleasures (1979) que vinha sido executada pelo próprio em vários shows.

Acontece que Peter e Bernard não lembravam como tocar a faixa, mas Moby estava determinado a dar um jeito e arrumou um baita elenco de professores particulares para refrescar a memória dos músicos: o Red Hot Chili Peppers, que na época tinha John Frusciante nas guitarras.

Peter relembrou esse acontecimento em uma nova entrevista (via NME):

Um dos meus melhores momentos foi quanto tivemos uma turnê com o Moby, e ele estava tocando ‘New Dawn Fades’. Ele disse a mim e ao Bernard: ‘Por que vocês não sobem no palco e tocam conosco? Vamos lá, vai ser ótimo’. Nós dissemos: ‘Bom, a gente não sabe tocar’. E ele conseguiu que os Red Hot Chili Peppers ensinassem a mim e a Bernard como tocar o instrumental de ‘New Dawn Fades’ para que a gente pudesse ir lá tocar com ele no palco.

Você acha que nunca iria esquecer, não é? Esse foi um dos momentos mais surreais da minha vida, esse episódio em particular. Com as pessoas que são seus contemporâneos, seus heróis de muitas formas — e eles estão sentados ali te ensinando a música da sua própria banda, uma banda que acabou 40 anos atrás.

Você pode conferir essa entrevista, feita em homenagem aos 40 anos do disco Closer (1980), na íntegra por aqui. Não há registros dessa apresentação de 2001 mas, abaixo, você pode conferir um reencontro para tocar a mesma música em 2013 e ter uma ideia de como ficou!

Moby tocando Joy Division

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!