Andreas Kisser com o Sepultura no Rock In Rio 2019
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

Na última quinta-feira (23), o guitarrista Andreas Kisser (Sepultura) participou de uma live na Twitch como parte do evento Comic-Con@Home da Nuclear Blast.

Conforme conta a Blabbermouth, o brasileiro respondeu a uma pergunta de um fã polonês sobre a situação política global deixando bem claro que enxerga um retrocesso relacionado às políticas de direita que estão muito presentes em países como o Brasil, os EUA, e a própria Polônia.

Kisser falou:

O mundo inteiro, praticamente, está passando por esse tipo de ponto de vista da direita, como quiser chamar isso, para a nossa sociedade e política e tudo mais. Na Polônia, eles estão passando pelo mesmo tipo de situação — eu acho que nos Estados Unidos e aqui no Brasil também. É uma situação realmente muito triste, porque parece que estamos retrocedendo.

Tivemos muitos ganhos historicamente nos direitos humanos e na batalha contra o racismo e o movimento das mulheres e o feminismo e tudo mais, então é realmente insano que estejamos passando por isso de novo, e mais insano que há muita gente que ainda acredita e realmente apoia esse tipo de ponto de vista ou tipo de ideologia.

Mas a música está aqui e o Metal salva. [risos] A gente tem muita coisa a dizer, e realmente nos inspirou. Você vê pelos anos 80, quando o Ronald Reagan era presidente dos Estados Unidos e também muito de direita, conservador e tal, e toda a batalha e a guerra contra as drogas, que foi uma falha completa e uma completa estupidez. Mas você vê o Thrash Metal e a música Punk, ela realmente cresceu muito nessa época. Você vê o Dead Kennedys e até o Metallica, você tinha esses temas políticos que realmente inspiravam os músicos e eles faziam grandes álbuns, o que me inspirou a ser um músico e estar em uma banda. Então eu acho que temos que tirar vantagem de situações como essa e ser um pouco mais positivos e não nos entregarmos. As notícias são realmente entristecedoras — é realmente bem difícil recebermos alguma boa notícia nesses dias durante toda essa quarentena e tudo mais. Então é realmente algo que a música te ajuda, passar por esse tipo de situação.

É um período de transição na nossa vida, e vamos superar isso. É muito difícil, mas as coisas vão voltar — teremos shows, teremos concertos, teremos eventos esportivos e tal, mas de uma forma diferente. A gente não sabe exatamente como vai ser, mas acho que no fim das contas, algo positivo — muita coisa positiva — vai vir disso.

Você pode ver toda a participação de Andreas no programa pelo player abaixo.

Sepultura

O Sepultura tem tido um dos projetos mais legais da quarentena com a SepulQuarta.

Por lá, eles já fizeram diversas versões incríveis de suas músicas. Um exemplo é a performance de “Cut-Throat” com Scott Ian (Anthrax), e outro é o medley impressionante de “Biotech Is Godzilla” com “Polícia”, dos Titãs, que contou com o próprio Tony Bellotto e ainda Shavo Odadjian (System of a Down).

Ainda que as visões de Andreas e Max Cavalera não estejam sempre alinhadas, elas se mostram parecidas pelo menos nesse âmbito, já que o ex-vocalista também deixou clara sua posição contra o conservadorismo.

Por outro lado, o ex-membro da banda e atual líder do Soulfly deu algumas declarações recentes sobre divergências quando o grupo estourou de vez com o ótimo Roots. Leia por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!