Queen Live Aid
Reprodução/YouTube

Contador formado pela Universidade de Brasília (UnB) e apaixonado por dados e por música, Ivan Ribeiro Mello desenvolveu um projeto sensacional que esclareceu de uma vez por todas o principal tema das músicas do Queen.

Inspirado a aprender mais sobre Python, a “linguagem de dados da moda” que permite “fazer um garimpo de informações relevantes dentro de sites” segundo o próprio, ele resolveu usar uma das maiores bandas da história do Rock para testar um script que construiu durante esses estudos.

Fazendo justamente esse garimpo, ele descobriu que o assunto do qual o Queen mais falou em sua carreira foi… o amor! Ele explica como foi o processo:

Primeiro a lista de todas as músicas da banda é carregada e, depois, para cada uma das músicas, a letra disponível no site é extraída, tratada e exportada em .csv (um arquivo de texto comum). Em seguida a compilação desses arquivos em .csv foi realizada no Excel usando PowerPivot. As informações dos discos, músicas e ano de lançamento foram extraídas da Wikipedia. Essa base única do Excel foi importada no Google Data Studio (ferramenta gratuita do Google) para exibir o relatório de uma maneira mais visual. O relatório é composto de três páginas: um panorama geral, uma análise geral de palavras e, por fim mas não menos importante, a análise das palavras significativas das letras da banda. O mais legal é poder ver os temas por ano, por autor, por disco e por aí vai…

Ivan reforça ainda que é possível acompanhar a “verdadeira evolução da banda em seu discurso” através dos anos com o programa, já que o grupo começa com uma constante tentativa de “se afirmar como uma banda grande de Rock” até chegar no ponto em que passou a tratar o amor como objeto principal.

Queen e o amor

No total, de acordo com a pesquisa realizada, foram 375 aparições da palavra “love” (ou amor, em português) nas músicas cantadas por Freddie Mercury. Isso representa mais de 2% de todas as palavras já faladas em canções do Queen, e o termo aparece em pelo menos 63 músicas — 37,28% da discografia dos caras.

Você pode conferir esse estudo sensacional por um E-Book, baixável neste link, ou através do Google Data Studio por aqui. Se quiser, o Ivan ainda disponibilizou o código usado para o programa com comentários explicando cada etapa — é só clicar aqui!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!